Julgamento

Alexandre de Moraes vota pela condenação do primeiro réu por atos golpistas a 17 anos de prisão

Atos antidemocráticos ocorreram em 8 de janeiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 13/09/2023 às 19:58 | Atualizado em 13/09/2023 às 20:00
X

ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (13) pela condenação do primeiro réu por atos golpistas de 8 de janeiro.

Aécio Lúcio Costa Pereira segue detido após ser preso no plenário do Senado, onde divulgou um vídeo no momento da invasão da Casa. Ele foi condenado a 17 anos de prisão em regime fechado.

O homem também foi condenado a compartilhar, junto com outros acusados, a responsabilidade pelo pagamento de R$ 30 milhões destinados a reparar os danos decorrentes dos incidentes.

Conforme denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República, ele teria participado dos atos de destruição no Congresso Nacional.

A defesa de Aécio Lúcio rebateu as acusações e afirmou que o julgamento pelo Supremo é “político”.

De acordo com o voto de Alexandre de Moraes, o réu foi considerado culpado por uma série de crimes.

Entre eles: a tentativa de subversão violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em associação criminosa armada e causação de danos ao patrimônio público, com o uso de substâncias inflamáveis.

Moraes também disse que Aécio foi preso em flagrante e teve participação ativa nos atos, chegando a fazer uma doação de R$ 380 para grupos de pessoas que defendiam a intervenção militar.

O STF exibiu vídeos que mostravam a invasão do dia 8 de janeiro no momento na votação.

“Claramente demonstrado que não há nenhum domingo no parque, nenhum passeio. Atos criminosos, atentatórios à democracia, ao Estado democrático de Direito, por uma turba de golpistas que pretendiam uma intervenção militar para derrubar um governo democraticamente eleito em 2022”, disse.

*Com informações da Agência Brasil

Tags

Autor