Política

Prefeito 'sumido' está há oito meses ausente, no Ceará; Câmara diz ao MP que político nunca pediu licença formal

Vice é rompida com o gestor e não assume o cargo

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernanda Cysneiros

Publicado em 17/09/2023 às 9:40 | Atualizado em 17/09/2023 às 9:48
Notícia
X

Uma investigação do Ministério Público do Ceará (MP-CE) foi aberta para averiguar a administração da cidade de Limoeiro do Norte, no Ceará, após a ausência do prefeito José Maria Lucena (PSB), 78, no município chegar a marca dos oito meses.

“Solicitaram a exibição de autorização legislativa pelo prefeito municipal para afastamento de seu cargo por qualquer justificativa, ocasião em que verificou-se que não há, até o presente momento, nenhum documento relativo a solicitação de concessão de afastamento do cargo/licença do senhor prefeito municipal, José Maria de Oliveira Lucena, desde o ano de 2021, até a presente data”, escreveu o vereador Darlyson de Lima Mendes, presidente da Câmara Municipal

O gestor não é visto em público desde o dia 12 de janeiro deste ano e segue ausente em compromissos oficiais e audiências com vereadores ou aliados.

A última publicação do chefe do Executivo no Instagram foi há uma semana: "Tarde de deliberações com nosso secretário @santiagoalmar. Seguimos trabalhando pelo desenvolvimento do nosso amado Limoeiro", escreveu.

De acordo com a lei, o prefeito não pode se ausentar por mais de 15 dias do cargo sem permissão da Câmara dos Vereadores, sob pena de perda do mandato.

Conforme a apuração do portal G1, a resistência do afastamento é mantida, porque, o gestor é rompido politicamente com a vice-prefeita, Dilmara Amaral (PDT).

Durante os meses de julho e agosto, uma agente do MP tentou entrar em contato com o prefeito José para notificá-lo sobre o processo que investiga a ausência do município, porém sem sucesso.

Onde está o prefeito?

Assessores e advogados de Lucena informaram que o prefeito segue em um tratamento de hemodiálise, em Fortaleza, onde vai três vezes por semana às sessões.

Contudo, o gestor não solicitou licença médica, e os assessores garantem que Lucena segue cumprindo as funções de chefe do Executivo do município de 55 mil habitantes.

Lucena não comparece à audiência

No início deste mês, Lucena faltou à segunda audiência do MPCE, marcada para o último dia 4. Segundo a assessoria, a tomada de depoimento não aconteceu por motivos de saúde.

A defesa de José Maria afirmou, em nota, que "não é seguro, especificamente neste momento, seu deslocamento à 1ª Promotoria de Justiça de Limoeiro do Norte na data de hoje" e solicitou o reagendamento da audiência.

 

Tags

Autor