espaço de contemplação e lazer

Parque Linear no Recife começa a ser construído com investimento de R$ 62 milhões

Coube ao prefeito redesenhar uma das últimas áreas livres da cidade do Recife. O Blog do Jamildo antecipou os detalhes

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 19/09/2023 às 14:34 | Atualizado em 19/09/2023 às 14:35
X

A Prefeitura do Recife inicia nesta quarta-feira (19) as obras do Parque Linear no Bode, que será o maior da cidade, localizado no terreno do antigo Aeroclube, no Pina. A obra vai beneficiar 12 mil moradores de seis comunidades carentes da área, com investimento de R$ 62 milhões.

O parque terá 1,8 km de extensão e contará com diversas áreas de lazer, incluindo ciclovia, pista de Cooper e Via Parque. O projeto vai transformar a área, hoje ocupada por palafitas e outras habitações precárias, em uma nova orla fluvial com diversos equipamentos públicos.

A obra é uma homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, pai do atual prefeito João Campos. O projeto foi anunciado em 2019 e a licitação foi realizada em 2023.

A obra é um importante investimento para a melhoria da qualidade de vida da população das comunidades do entorno do Rio Pina. O Parque Linear será um novo espaço de lazer e convivência para os moradores, além de contribuir para a revitalização da área.

O projeto engloba a Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Encanta Moça/Pina, que compreende as comunidades de Areinha, Encanta Moça, Bode I e II, Beira Rio/Pina e Jardim Beira Rio.

A área requalificada será de 3,5 hectares, com 1,6 km de ciclovia, 1,8 km de Parque Linear, 2,1 km de pista de Cooper e 960m de Via Parque.

No Setor 1, correspondente ao Jardim Beira Rio, serão implantados equipamentos públicos como pista de cooper, praça, ciclovia, parque infantil, áreas para piquenique e contemplação, academia, quiosques e praça de leitura. Já os setores 2 e 3, no entorno do braço morto do Rio Pina, ganharão Via Parque com 960m, travessias elevadas, pavimentação em intertravado, acessibilidade e 2 faixas de rolamento que totalizam 5m de largura.

Disputa com Raquel Lyra

As intervenções estão mobilizando o governo Raquel Lyra. Conforme revelou o blog, o Estado de Pernambuco pediu mediação do TJPE e abre diálogo com Prefeitura do Recife para tratar sobre desapropriação na comunidade do Bode.

VEJA MAIS CONTEÚDO:

Tags

Autor