SAÚDE

Inimigos da pele? Médico de Harvard revela 5 alimentos que mais envelhecem a pele

Você quer manter a pele jovem? Confira alguns alimentos para evitar e não estimular o envelhecimento

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 20/09/2023 às 12:40
Notícia
X

Sua alimentação pode estar contribuindo para o envelhecimento da sua pele. O médico formado em Harvard, Saurabh Sethi, ganhou notoriedade no TikTok com o seu vídeo sobre as consequência de uma alimentação nada saudável para a pele. O médico que também é formado em Stanford publica vídeos sobre nutrição, além de cuidados com o fígado e intestino. 

De acordo com Sethi, alguns alimentos devem ser eliminados do prato por servirem como aceleradores do envelhecimento.

Confira a lista de alimentos que mais envelhecem a pele:

Médico de Harcard revela 5 alimentos que mais envelhecem a pele

1. Refrigerantes 

Apesar de ser irresistível, principalmente em dias quentes, o refrigerante é uma bebida carregada de açúcar e adoçantes artificiais capazes de prejudicar a pele. O médico afirmou que o excesso de sacarose no corpo acarreta no processo de glicação.

Essa glicação consiste na deteriorização das proteínas elastina e colágeno, ambas oferecem firmeza, elasticiadade e jovialidade para a pele.

2. Barras de chocolate

Ninguém consegue negar um barrinha de chocolate depois do almoço. Mas, apesar de ser inofensiva, as barras de chocolatem são compostas de cacau ultraprocessado, grande quantidade de açúcares e de gordura hidrogrnada. Sethi afirmou que os ingredientes presentes nas barras ativam o envelhecimento da cútis.

3. Macarrão instantâneo

Apesar de ficar pronto em poucos minutos, o macarrão instantâneo é um vilão para a saúde, segundo o médico. O popular miojo tem altos índices de sódio e aditivos maléficos para o bom funcionamento do organismo.

O médico defendeu que esse macarrão instantâneo gera consequências, desde inchaço a desidratação, além de deixar a pele com aparência cansada.

4. Batatas Fritas

As batatas fritas industrializadas também tem relação com o processo de glicação, que deterioriza as proteínas e acelera os sinais de envelhecimento. Além disso, as batatas também carregam óleos não saudáveis e gorduras trans em sua composição.

Saurabh Sethi alertou que o alimento provoca inflamação e surgimento de radicais livres.

5. Carnes processadas

Presunto, salsicha, bacon e mortadela são exemplos de carnes processadas, que são apontadas como alimentos que aumentam a chance de desenvolver câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e também prejudicar a pele.

Segundo o médico, o alimento possui aditivos maléficos para a saúde do organismo e consumir essas carnes ultraprocessadas não afetam apenas o colágeno da pele, mas também causa inflamações.

*Com informações do Metrópoles

Tags

Autor