piso da enfermagem

Profissionais de enfermagem fazem protesto nesta segunda (25), no Recife, para cobrar pagamento do piso

Piso da Enfermagem: auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco farão protesto nesta segunda-feira, na praça do Derby, no Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 24/09/2023 às 11:04
X

Técnicos e auxiliares de enfermagem realizarão um protesto nesta segunda-feira (25), no Recife, para clamar pelo retroativo do reajuste do piso da categoria, mesmo após a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciar que o pagamento será feito até o próximo dia 29,

Segundo o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Francis Herbert, a categoria paralisará as atividades e realizará um protesto na praça do Derby, às 8h. Em seguida, partirão em caminhada até a Secretaria Estadual de Administração, no Pina.

"A categoria continuará mobilizada para que o governo estadual informe mais detalhes sobre o repasse dos pagamentos", afirmou Francis.

Segundo o sindicato, os profissionais protestarão em relação ao pagamento do retroativo de maio, junho, julho e agosto, cujo prazo foi encerrado na última sexta-feira (22).

Segundo os sindicalistas, a governadora Raquel Lyra não explicou se todos os trabalhadores serão beneficiados com o pagamento previsto para o dia 29, a exemplo dos que atuam nos serviços públicos (contratados e concursados), Organizações Sociais de Saúde (OSS), entidades filantrópicas e instituições que atendem até 60% do SUS. 

"Ela soltou que ia pagar dia 29, mas nada oficial, tudo oficioso, e a gente não trabalha dessa forma", disse Francis Herbert numa live transmitida no perfil do sindicato.

Sindicato estadual também reclama

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (SEE), Ludmilla Outtes, também questionou o pronunciamento de Raquel sobre o pagamento. Ela afirma que a gestão tucana só anunciou o pagamento após pressão dos sindicatos, mas que alguns pontos não foram esclarecidos.

"O pagamento [anunciado] para dia 29 é para os servidores diretos do governo do Estado. Ela [Raquel Lyra] não garante profissionais na OSS e filantrópicos, que também recebem repasses do governo estadual", disse Ludmilla. 

Uma reunião será realizada amanhã, segunda-feira (25), entre sindicatos e a secretaria de Educação, na sede da SAD, para debater esses pontos.

Tags

Autor