Imposto de Renda

Declarações de Imposto de Renda 2023 que caíram na malha fina chegam a 1,36 milhão

Número representa 3,1% das declarações enviadas entre março e setembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 28/09/2023 às 19:59 | Atualizado em 11/10/2023 às 16:37
X

Nesta quinta-feira (28), a Receita Federal informou que cerca de 1,36 milhão de contribuintes ficaram retidos na malha fina do Imposto de Renda 2023.

Esse número corresponde a 3,1% das 43.481.995 declarações enviadas entre março e setembro de 2023.

Dentre essas declarações retidas, 954.814 delas têm direito a restituição, o que representa 69,9% do total de declarações na malha fina. Em contrapartida, 386.102 declarações (28,2%) estão sujeitas a impostos a pagar, enquanto 25.962 (1,9%) não apresentam saldo a restituir ou a pagar.

A principal causa da retenção das declarações, segundo a Receita, está relacionada a problemas nas deduções, abrangendo 58,1% dos casos. Erros ou omissões nos gastos médicos representam 42,3% dos motivos para a retenção.

Além disso, despesas relacionadas a contribuições para a previdência oficial ou privada e pagamentos de pensão alimentícia também contribuíram para a retenção dessas declarações.

Com uma proporção de 28,6%, está a omissão de rendimentos, que engloba itens como salários, ações judiciais e receitas provenientes de aluguéis.

Além disso, 10% das retenções se devem a divergências entre os valores retidos na fonte e os declarados pelo contribuinte, bem como a outros aspectos relacionados à declaração.

A Receita Federal está em processo de envio de 400 mil correspondências aos contribuintes que têm declarações retidas na malha fina, com o objetivo de encorajá-los a autorregularizar qualquer erro presente em suas declarações.

O QUE FAZER SE CAIR NA MALHA FINA?

Segundo a Agência Brasil, os contribuintes que caíram na malha fina devem verificar o extrato no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal.

Caso haja pendências, eles podem retificar a declaração sem multas ou penalidades.

Porém, se forem intimados ou notificados pela Receita, não será possível fazer retificações, mas poderão apresentar comprovantes e documentos virtualmente para resolver as pendências.

COMO VERIFICAR O EXTRATO:

  • Acesse o Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal.
  • O contribuinte pode usar o certificado digital, caso possua, ou fazer login no Portal Gov.br. É também possível inserir o número do CPF/CNPJ, o código de acesso e a senha.
  • No e-CAC, o contribuinte deve selecionar a opção "Meu Imposto de Renda". Será exibida uma linha do tempo contendo as últimas declarações entregues.

*Informações da Agência Brasil.

IMPOSTO DE RENDA 2023: QUEM PRECISA DECLARAR e QUEM ESTÁ ISENTO?

Tags

Autor