RESULTADO ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR 2023

ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR 2023 RESULTADO: Veja quem foi eleito para CONSELHO TUTELAR no RECIFE

A Eleição para Conselho Tutelar aconteceu neste domingo (1º) em todo o Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 01/10/2023 às 17:12 | Atualizado em 11/10/2023 às 16:43
X

A Eleição Conselho Tutelar 2023 ocorreu neste domingo (1º) em todo o Brasil. A votação começou às 8h e foi encerrada às 17h (horário de Brasília).

A votação é municipal ou distrital (no caso do Distrito Federal) e deve eleger 30 mil novos profissionais, com mandatos de quatro anos.

Esta é a primeira vez que a Justiça Eleitoral apoia o processo de votação em todo o país, com urnas eletrônicas disponibilizadas pelo território nacional.

No Recife, serão eleitos 40 novos conselheiros tutelares, com posse prevista para 10 de janeiro de 2024.

VOTAR NA ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR 2023 É OBRIGATÓRIO?

Diferentemente das eleições municipais, estaduais e federais, a Eleição Conselho Tutelar não é obrigatória. Isso significa que o cidadão pode decidir se votará ou não.

Mas vale ressaltar que a participação do processo eleitoral é importante, já que os novos representantes serão responsáveis pela garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.

VOTAÇÃO CONSELHO TUTELAR 2023

Na hora de votar no Eleição para Conselho Tutelar, o cidadão pode escolher até cinco candidatos. Também é possível selecionar a opção "branco" até a operação ser concluída, caso não haja candidatos preferidos em mente.

Os conselhos tutelares foram criados há mais de trinta anos, quando foi instituído o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - em 1990.

RESULTADO ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR 2023 RECIFE

O processo de apuração teve ínicio às 17h deste domingo, logo após o fechamento das urnas. A contagem total dos votos está programada para ser anunciada a partir das 20h.

No entanto, os resultados oficiais somente serão divulgados na terça-feira, dia 3, através do Diário Oficial de cada Estado. 

Para obter essas informações, os eleitores poderão consultar as prefeituras ou os conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os conselheiros eleitos assumirão seus cargos no dia 10 de janeiro do próximo ano.

Tags

Autor