Viagens

Novo modelo de passaporte brasileiro começa a ser emitido; veja o que muda

Novo modelo de passaporte tem mais itens de segurança

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 03/10/2023 às 19:02
X

Começou a ser emitido pela Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (3), o novo passaporte brasileiro.

O novo passaporte foi desenvolvido em colaboração com a Casa da Moeda e apresenta um conjunto mais amplo de elementos de segurança, aumentando a garantia de autenticidade e tornando-o mais resistente à falsificação.

Segundo informações da Polícia Federal (PF), as melhorias incluem aprimoramentos nas tecnologias de impressão e marca d'água, a introdução de elementos holográficos para segurança, a incorporação de um fio de segurança, a inclusão de um chip eletrônico, a implementação de uma foto com inserção de elemento codificado e a incorporação de outros recursos de proteção.

Apesar dessas atualizações, o valor da taxa de emissão do passaporte permanecerá inalterado, mantendo-se atualmente em R$ 257,25.

"O novo passaporte de viagem chega com a proposta de se tornar um cartão de visitas do cidadão brasileiro para o mundo. O documento é temático e homenageia todas as regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local", disse a PF.

O período de processamento para a entrega do passaporte é de 6 a 10 dias úteis.

Para obter informações detalhadas sobre os documentos requeridos para solicitar o passaporte, é possível acessar a página da Polícia Federal.

*Informações da Agência Brasil.

Tags

Autor