Guerra

QUAL O MOTIVO DA GUERRA ENTRE HAMAS E ISRAEL? Entenda por que Israel e Palestina estão em guerra

Entenda conflito que está acontecendo

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 08/10/2023 às 19:59 | Atualizado em 13/10/2023 às 15:32
Notícia
X

Na manhã desse sábado (7), Israel foi bombardeado pelo grupo islâmico armado Hamas.

O grupo afirmou se tratar do começo de uma operação de retomada do território.

O número de mortes no conflito entre Israel e Hamas chegou a 1.113 neste domingo (8). 

A guerra entre Israel e a Palestina se estende há décadas e muitas pessoas estão interessadas em saber o que motivou o conflito.

COMO COMEÇOU A GUERRA ENTRE ISRAEL E PALESTINA

Em 1947 as Nações Unidas propuseram a criação de dois Estados (judeu e árabe) na Palestina. A ideia foi aceita pelos judeus, mas os árabes não concordaram.

A situação não foi resolvida e o Estado de Israel foi proclamado pelos líderes judeus em 1948, causando a guerra.

Em 1967 aconteceu a Guerra dos Seis Dias. Israel foi vitorioso e tomou a Cisjordânia e Jerusalém Oriental, assim como a Faixa de Gaza. 500 mil palestinos fugiram na época.

Após outros conflitos, Israel anexou Jerusalém Oriental e seguiu na ocupação da Cisjordânia. Em 2005, retirou-se da Faixa de Gaza, que passou a ser controlada pelo Hamas em 2007.

Os palestinos, procuram o reconhecimento internacional como um país e pedem a debandada dos israelenses do território.

A Palestina reivindica, entre outras coisas, a suspensão da colonização de seus territórios. Já Israel exige seu reconhecimento como um Estado judeu, que é recusado pelos palestinos.

A Autoridade Nacional Palestina (ANP), embora detivesse o controle da região, perdeu parte de sua legitimidade entre os palestinos devido a várias razões, incluindo estagnação do processo de paz local e alegações de corrupção. Esse contexto abriu caminho para o crescimento do movimento armado islâmico Hamas.

ATAQUE EM ISRAEL: PROFESSOR EXPLICA O CONFLITO

O que é Hamas?

O Hamas é um grupo islâmico considerado terrorista por Israel, Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido e outras potências.

Sua designação é um acrônimo para Movimento de Resistência Islâmica, originado em 1987, no início da primeira intifada palestina, um levante contra a ocupação israelense da Cisjordânia e da Faixa de Gaza.

Com a perda de legitimidade da Autoridade Nacional Palestina (ANP), o Hamas venceu as eleições legislativas na Faixa de Gaza em 2006 e expulsou a autoridade palestina.

O Hamas é parte de uma aliança regional que inclui Irã, Síria e o grupo islâmico xiita Hezbollah no Líbano.

Em sua carta fundacional, a organização islâmica estabeleceu dois objetivos: promover a luta armada contra Israel e implementar programas de bem-estar social.

Em 2017, o grupo atualizou seu documento e afirmou que sua luta não era contra os judeus em geral, mas sim contra "os agressores sionistas da ocupação".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA GUERRA EM ISRAEL

O número de mortes no conflito entre Israel e Hamas chegou a 1.113 neste domingo (8). Desse total, 413 são palestinos e 700 são israelenses.

Os dados foram divulgados pelo perfil oficial do governo de Israel no X/Twitter e pelo Times of Israel.

As Forças de Defesa de Israel informaram, na manhã deste domingo (8), que drones atacaram uma série de células do Hamas ao redor de Gaza na madrugada.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden disse que o apoio dos EUA a Israel é "sólido como uma rocha". Já o presidente Lula (PT) afirmou que repudia qualquer tipo de terrorismo.

*Com informações do G1 Mundo e poder 360

Tags

Autor