ATAQUE A ISRAEL

ISRAEL TEM BOMBA ATÔMICA? Em meio à GUERRA EM ISRAEL, cresce temor por uso de ARMAS NUCLEARES

Israel foi alvo de ataques, com bombardeios e invasões terrestres, no último sábado (7), desde então tem estado em meio a um conflito armado

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 09/10/2023 às 11:15
X

Israel foi alvo de ataques, com bombardeios e invasões terrestres, no último sábado (7), desde então tem estado em meio a um conflito armado contra o grupo terrorista Hamas.

O número de mortes por conta do conflito armado entre Israel e o grupo extremista Hamas chegou a 1.113. Desses, 413 são palestinos e 700 são israelenses.

Os dados foram divulgados no domingo (8) pelo perfil oficial do governo de Israel no X (antigo Twitter) e pelo Times of Israel.

Na publicação de Israel, o governo diz que os integrantes do grupo Hamas pagarão um preço alto pelos ataques.

ISRAEL TEM BOMBA ATÔMICA?

Com a escala da tensão na região, internautas têm demonstrado temor sobre o uso de armas nucleares e pesquisado se Israel tem bomba atômica.

Segundo um levantamento feito pela FAS (Federação de Cientistas Americanos, na sigla em inglês), Israel tinha, até 2022, cerca de 90 armas nucleares.

Em abril de 2023, ex-primeiro-ministro israelense Ehud Barak afirmou que o país, de fato, tem armas nucleares.

Acredita-se que a instalação de pesquisa nuclear de Dimona, oficialmente chamada de Centro de Pesquisa Nuclear Shimon Peres Negev, abriga o suposto programa de armas nucleares de Israel.

Estima-se que Israel tenha cerca de 200 ogivas nucleares, afirma o Sindicato Nacional Judaico.

As armas nucleares se baseiam em reações de fissão nuclear ou de fissão nuclear e fusão nuclear combinadas.

As bombas atômicas, como as detonadas em Hiroshima e Nagasaki, são bombas de fissão nuclear.

As bombas que usam os dois processos em conjunto são conhecidas como bombas de hidrogênio ou bombas termonucleares.

Portanto, não é possível afirmar oficialmente se Israel tem bomba atômica.

O QUE ACONTECEU EM ISRAEL?

Israel foi alvo de ataques, com bombardeios e invasões terrestres, na manhã do último sábado (7). As autoridades do país têm considerado este um dos maiores ataques dos últimos anos. Grupo armado islâmico Hamas reivindicou a autoria da ação coordenada.

Os ataques aconteceram principalmente na parte sul do país. Milhares de foguetes foram lançados e, em comunicado, os militares de Israel afirmaram que “vários terroristas infiltraram-se no território israelita a partir da Faixa de Gaza”.

Segundos as agências de notícia, sirenes de aviso foram ouvidas em diversas regiões, entre elas, Tel Aviv e Jerusalém.

ISRAEL NO MAPA MUNDI

Israel é um país do Oriente Médio banhado pelo Mar Mediterrâneo. Possui área de 22 mil km² e conta atualmente com uma população de 8,6 milhões de habitantes.

Confira onde fica Israel no mapa mundi abaixo:

ISRAEL ENTRA EM GUERRA APÓS ATAQUE SUPRESA DO HAMAS; VEJA IMAGENS

Um comandante do Hamas, além de reivindicar a autoria dos ataques, afirmou se tratar de o início de uma operação. “Este é o dia da maior batalha para acabar com a última ocupação”, afirmou Mohammad Deif.

Até o momento, o balanço de vítimas dos ataques não foi divulgado. O jornal norte-amenricano New York Times informa que, ao menos, 22 israelenses morreram nas primeiras horas do conflito.

'ESTAMOS EM GUERRA'

Em resposta aos ataques, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que seu país está em estado de guerra.

O premiê lançou a operação "Espadas de Ferro" e convocou uma reunião de emergência com autoridades de segurança. O país já convocou uma grande quantidade de reservistas.

"Estamos em guerra e vamos ganhar", disse Netanyahu. "O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu."

Já o ministro da Defesa do país, Yoav Galant, afirmou que o Hamas cometeu um "grande erro". 

Tags

Autor