financeiro

Dólar oscila, Ibovespa cai e preço do petróleo aumenta com instabilidade de conflito no Oriente Médio

Aumento da violência na Faixa de Gaza gera instabilidade nas bolsas de valores. Dólar abre em oscilação, Ibovespa em queda e preço do petróleo fica em forte alta.

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 09/10/2023 às 11:31
X

No primeiro dia de abertura das bolsas de valores desde o aumento da violência na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas, o cenário do mercado nesta segunda-feira (09) é de instabilidade. O dólar oscila, o Ibovespa em queda e o petróleo em forte alta. Veja os dados e entenda. 

Conflito no Oriente Médio e dados econômicos no mundo geram instabilidade no dólar, queda no Ibovespa e alta no petróleo

A abertura dos mercados de investimento já começou com a queda no Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, e forte oscilação no dólar. Além das bolsas, o clima de risco financeiro também afetou o petróleo, que sofreu uma alta de 4% nesta manhã. Com isso, o barril de Brent está custando US$ 87

Além do conflito entre Israel e Hamas, esta semana também é marcada pela divulgação de importantes dados, como as informações da inflação no Brasil, nos Estados Unidos e na China. Também será apresentado a ata da reunião do Banco Central estadunidense. 

Às 10 horas, o dólar subiu para 0,02%, chegando em R$ 5,1624, mas a moeda está em forte oscilação e não existe uma indicação de qual será o resultado desta segunda-feira. O acúmulo da moeda estadunidense neste mês está em uma alta de 2,68%, enquanto consegue uma queda de 2,21% no ano.

Já no caso do Ibovespa, o índice estava em queda de 0,32%, o que garante um acúmulo mensal de 1,92% a menos e de 4,19% de alta no ano. 

Além da mobilização que já estava ocorrendo com relação à situação da inflação e dos juros nos EUA, o aumento da violência na Faixa de Gaza entre Israel e o grupo palestino Hamas aumentou a sensação de instabilidade entre investidores. As informações oficiais são de que entre palestinos e israelenses já existem 1,2 mil mortes em três dias

Israel X Hamas: brasileiros afetados por confronto serão repatriados

Tags

Autor