ORIENTE MÉDIO

Corpo de brasileiro é encontrado em Israel, após ataque do Hamas, diz família

Ranani Glazer, de 23 anos, estava em rave no deserto, quando festa foi invadida por terroristas do Hamas; Itamaraty confirmou morte na manhã desta terça-feira (10).

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 10/10/2023 às 7:39 | Atualizado em 10/10/2023 às 8:25
X

O brasileiro Ranani Glazer, de 23 anos, que estava desaparecido em Israel desde o último sábado foi encontrado morto. A informação foi confirmada por uma tia do rapaz em entrevista à Folha de São Paulo. O Itamaraty também confirmou o falecimento na manhã desta terça-feira (10).

Ranani estava na rave no deserto, ao sul de Israel, perto da fronteira com a Faixa de Gaza que foi atacada por terroristas do Hamas ainda no sábado (7), primeiro dia da guerra.

Os militantes do Hamas lançaram granadas e atiraram contra as vítimas - havia muitos jovens no local. Cerca de 260 pessoas morreram no local.

Ranani morava em Israel há sete anos e trabalhava como entregador. O pai dele também mora em Israel. A mãe mora em Curitiba, segundo a TV Globo.

"O Governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento do cidadão brasileiro Ranani Nidejelski Glazer, natural do Rio Grande do Sul, vítima dos atentados ocorridos no último dia 7 de outubro, em Israel", disse o Itamaraty em nota.

"Ao solidarizar-se com a família, amigas e amigos de Ranani, o Governo brasileiro reitera seu absoluto repúdio a todos os atos de violência, sobretudo contra civis", conclui o comunicado.

Brasileiras seguem desaparecidas

Outras duas brasileiras seguem desaparecidas. São elas:

  • Bruna Valeanu, de 24 anos e
  • Karla Stelzer Mendes, de 41 anos.

As duas são naturais do Rio de Janeiro. Bruna é estudante de comunicação e chegou a avisar a amigos que estava no meio do mato, ao lado de muitas pessoas machucadas.

Existe a suspeita de que elas tenham sido capturadas pelos combatentes terroristas do Hamas e levadas para a Faixa de Gaza.

JAAFAR ASHTIYEH / AFP
Hamas agora ameaça retaliar Israel por meio dos reféns - JAAFAR ASHTIYEH / AFP

FAB resgata brasileiros em Israel

O primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) deve pousar em Tel Aviv nesta terça-feira (10 de outubro) e trazer 210 brasileiros de volta ao país. O voo deve chegar em São Paulo na madrugada desta quarta (11).

Um segundo voo deve chegar ao Brasil na noite de quinta-feira (12), trazendo mais 210 brasileiros. Outros três voos também estão confirmados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel lançou um grande bombardeio na Faixa de Gaza nas últimas horas, neste quarto dia de guerra, desde quando o grupo Hamas atacou o território israelense. 

No total, o número de mortos ultrapassa 1,6 mil, a maioria, pelo menos por enquanto, no território israelense. Tel Aviv também confirmou ter encontrado um total de 1,5 mil corpos de combatentes do Hamas em território israelense, o que deve fazer subir o número de vítimas fatais.

O Exército de Israel também já aprovou uma nova convocação de reservistas. Até o momento, já foram convocados 360 mil reservistas.

Israel deve invadir Gaza

Cresce, neste momento, a expectativa sobre a invasão de Israel contra a Faixa de Gaza.

O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu já confirmou que fará a operação por terra, mas espera o momento  exato de que isso aconteça, já que há muitos israelenses sequestrados e escondidos pelos terroristas nas terras a serem invadidas pelas tropas.

Tags

Autor