NO BANCO DOS RÉUS

Coringa vai a 'júri popular' no Recife por assassinato de apresentador; entenda

A simulação de julgamento do personagem clássico do universo Batman, da DC Comics, está marcada para os dia 23 e 24 de outubro; saiba como participar

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 19/10/2023 às 10:04 | Atualizado em 19/10/2023 às 10:11
Notícia
X

Arthur Fleck, mais conhecido como Coringa, irá a 'júri popular' na próxima semana no Recife. O vilão mais aclamado das história em quadrinhos será julgado pelo assassinato do apresentador Murray Franklin em júri simulado.

A simulação de julgamento do personagem clássico do universo Batman, da DC Comics, está marcada para os dia 23 e 24 de outubro, nos campi do Centro Universitário Maurício de Nassau de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e das Graças, na Zona Norte, respectivamente.

“O júri simulado é uma ação promovida pela instituição, por meio do curso de Direito, e será uma oportunidade para que todos, estudantes da área ou não, vejam de perto como funciona um Tribunal do Júri”, explica o coordenador do curso de Direito da UniNassau Recife, campus Graças, Anderson Leão.

CRIMES DO CORINGA

O Coringa é acusado de matar o apresentador Murray Franklin durante uma entrevista realizada em seu talk-show — cena que se passa no filme do qual o personagem, interpretado por Joaquin Phoenix, é protagonista.

Em um determinado momento, quando os ânimos se exaltaram, Coringa sacou uma arma e atirou na cabeça do apresentador. Em seguida, ele efetua um segundo disparo na altura do peito.

Arthur Fleck também assumiu a autoria do assassinato de três jovens em um metrô de Gotham City.

JÚRI SIMULADO

O júri simulado é uma metodologia que tem o objetivo de tornar os estudantes protagonistas de sua trajetória educacional e testar suas habilidades para além da acadêmia.

É um momento em que são apresentados argumentos de defesa e de acusação com a finalidade de analisar um determinado problema, ou como é mais comum falar, “o caso”.

Assim, os estudantes são reunidos em grupos e seus papéis são previamente distribuídos dentro dos casos trabalhados.

No júri simulado, um grupo de estudantes fica responsável por construir a acusação, com o objetivo de convencer o júri de que o réu é culpado.

No dia do julgamento, eles podem revezar-se no momento da fala, para que vários tenham a oportunidade de trabalhar a expressão verbal.

JULGAMENTO DO CORINGA

Simulações de julgamentos semelhantes já foram realizados em outros estados brasileiros, como na Paraíba, onde o Coringa foi condenado a 14 anos de prisão.

O júri simulado realizado pela UniNassau é aberto ao público. Para participar, basta realizar a inscrição pelo site do evento.

Boa Viagem

Local: Rua Jonathas Vasconcelos, 316, Boa Viagem, Recife-PE.

Data: 23/10/2023

Horário: 13h30 

Graças

Local: Bloco B, Rua Guilherme Pinto, 400, Derby, Recife-PE.

Data: 24/10/2023

Horário: 13h30

O júri simulado é uma metodologia ativa da unidade de ensino superior, que tem o objetivo de tornar os estudantes protagonistas de sua trajetória educacional e testar suas habilidades para além da acadêmia. É um momento em que são apresentados argumentos de defesa e de acusação com a finalidade de analisar um determinado problema, ou como é mais comum falar, “o caso”. Assim, os estudantes são reunidos em grupos e seus papéis são previamente distribuídos dentro dos casos trabalhados. 

 

Como funciona? 

 

No júri simulado, um grupo de estudantes fica responsável por construir a acusação, com o objetivo de convencer o júri de que o réu é culpado. No dia do julgamento, eles podem revezar-se no momento da fala, para que vários tenham a oportunidade de trabalhar a expressão verbal. 

Tags

Autor