Brasil planeja apresentar uma nova resolução com foco nos hospitais em Gaza
O país busca tirar proveito dos dias finais no cargo de presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, partiu na noite de ontem (18/10) com destino aos Estados Unidos para participar de novas reuniões do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Sua presença servirá para fortalecer o novo texto que o Brasil pretende apresentar ao grupo, desta vez com foco na situação de emergência na Faixa de Gaza.
O novo texto, além de condenar os grupos armados operando na região, irá destacar a situação crítica no território palestino devido ao colapso na área médica, especialmente após o ataque ao hospital Al-Ahli Arab, que resultou na morte de mais de 500 pessoas.
Os diplomatas brasileiros planejam propor a abertura de corredores humanitários para permitir a saída de palestinos feridos e a entrada de médicos e socorristas da ONU. A ideia é utilizar as imagens da situação caótica do hospital bombardeado para sensibilizar os países que não votaram a favor da condenação da guerra.
Ontem (18), os Estados Unidos vetaram a resolução proposta pelo Brasil que rejeitava os ataques terroristas do Hamas e denunciava as ações de Israel contra o povo de Gaza. Rússia e Reino Unido se abstiveram.