RESULTADO ELEIÇÕES ARGENTINA 2023

ELEIÇÕES ARGENTINA 2023 AO VIVO: Quem venceu as ELEIÇÕES da ARGENTINA? Veja apuração ao vivo e quem é o novo presidente da ARGENTINA

Argentinos vão às urnas neste domingo (22), nas Eleições Argentina 2023, para definir presidente, vice-presidente e representantes do congresso dos próximos anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 22/10/2023 às 16:57
Notícia
X

Neste domingo (22), acontecem as Eleições da Argentina 2023. Os argentinos elegem seu novo presidente, vice-presidente e representantes do Congresso em primeiro turno.

processo eleitoral argentino é parecido com o brasileiro, com dois turnos caso nenhum candidato obtenha mais de 45% dos votos válidos no primeiro.

Votação

O voto na Argentina é registrado em cédulas de papel, que devem ser depositadas em uma urna na chamada "sala escura" dos locais de votação. As urnas abrem às 8h e fecham às 18h, horário local. A participação é obrigatória para maiores de 18 anos até os 70 anos.

Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa obter mais de 45% dos votos válidos. Se nenhum candidato atingir esse percentual, haverá um segundo turno, realizado em 19 de novembro, entre os dois candidatos mais votados. No segundo turno, o vencedor é o candidato que obtiver mais votos.

Candidatos

Os candidatos com maiores chances de vitória são Javier Milei, Patricia Bullrich e Sergio Massa.

Milei é um economista liberal que defende políticas de redução de impostos e diminuição do Estado. Bullrich é uma política de direita que defende uma agenda de segurança e combate à corrupção. Massa é um político de centro-esquerda que defende um governo mais eficiente e transparente.

As pesquisas de opinião apontam que Milei está liderando as pesquisas, seguido por Bullrich e Massa.

Veja ao vivo o anúncio do resultado das Eleições da Argentina 2023

O horário de votação das Eleições da Argentina 2023 acaba às 18h (horário local). O resultado da eleição argentina deve ser anunciado horas após o encerramento da votação. 

Tags

Autor