DELAÇÃO PREMIADA

Bolsonaro deu a ordem para fraudar cartão de vacinação, diz Mauro Cid em delação premiada, segundo site

Ajudante de ordens do ex-presidente, Mauro Cid confessou participação no esquema de fraude do cartão de vacinação de Jair Bolsonaro

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 24/10/2023 às 7:36 | Atualizado em 24/10/2023 às 7:38
X

tenente-coronel Mauro Cid, que foi ajudante de ordens de Jair Bolsonaro na Presidência da República, disse que partiu do então presidente a ordem de fraudar cartões de vacinação contra covid-19.

As informações são do colunista do UOL Aguirre Talento que checou a apuração com três fontes diferentes.

O QUE DISSE MAURO CID?

Mauro Cid fechou acordo de delação premiada com os investigadores da Polícia Federal. Ele confessou participação no esquema de fraude do cartão de vacinação de Bolsonaro. 

O objetivo da fraude seria facilitar a entrada de Bolsonaro em países que obrigavam a apresentação da comprovação de vacinação durante a pandemia do novo coronavírus.

O UOL procurou o advogado e ex-secretário de Comunicação de Bolsonaro, Fábio Wajngarten, que negou as acusações de Mauro Cid.

"Eu garanto que o presidente nunca pediu nem pra ele, nem para a filha dele. Até porque o mundo inteiro conhece a posição dele sobre as vacinas, e o visto dele, como presidente da República, não necessitava de comprovante de vacina. A filha menor de idade também não tinha necessidade, razão pela qual não fez qualquer pedido ao tenente-coronel Mauro Cid sobre os certificados", disse Wajngarten.

O QUE MAIS MAURO CID JÁ DISSE EM DELAÇÃO PREMIADA?

Após perder o segundo turno das eleições de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro consultou militares de alta patente sobre um plano para dar um golpe de estado no Brasil.

A informação, segundo o portal UOL, consta de um depoimentos dado pelo ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel do Exército Mauro Cid.

>> Quem é FILIPE MARTINS ex-assessor de Bolsonaro? Saiba tudo sobre ele

De acordo com a reportagem, Mauro Cid explicou à Polícia Federal que Bolsonaro recebeu uma minuta de decreto para convocar novas eleições e prender adversários. O rascunho foi entregue pelo assessor Filipe Martins.

Logo depois, Jair Bolsonaro apresentou o teor da minuta a militares de alta patente.

O então comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, foi favorável ao golpe, mas não recebeu apoio dos demais colegas do Alto Comando das Forças Armadas.

Mauro Cid afirmou à Polícia Federal que testemunhou a reunião em que Filipe Martins entregou a minuta de golpe, bem como a reunião entre Jair Bolsonaro e os militares.

Delação homologada

A delação de Mauro Cid foi homologada no Supremo Tribunal Federal pelo ministro Alexandre de Moraes.

Uma das suspeitas dos investigadores é de que essas articulações possam ter levado aos atos golpistas do 8 de Janeiro.

Agora, as investigações continuam e os policiais farão diligências para tentar confirmar as alegações de Cid. Ele também poderá ser convocado para novos depoimentos, a fim de sanar dúvidas dos investigadores.

Tags

Autor