COLOCAR BEBÊ PARA DORMIR

TÉCNICA INFALÍVEL PARA BEBÊ DORMIR: Confira como fazer bebê dormir melhor e técnica alemã para ajudar bebês e crianças

Muitos pais e mães sofrem para conseguir fazer o bebê dormir; veja técnicas e estudo alemão sobre o assunto

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 24/10/2023 às 12:01
X

Pais e mães de todo o mundo enfrentam o desafio diário de fazer o bebê dormir. Por várias razões, o sono dos pequenos é muito diferente dos adultos, mas algumas técnicas podem facilitar o processo de colocar os bebês para dormir. 

TÉCNICAS PARA FAZER BEBÊ DORMIR

Antes de falarmos sobre a pesquisa alemã, observe a técnica japonesa para fazer crianças dormirem: os pais caminham com o bebê no colo por 5 minutos, sem fazer movimentos bruscos.

Depois da pequena e leve caminhada, o papai ou mamãe deve sentar-se e segurar o bebê no colo por mais 8 minutos, antes de colocar a criança no berço. 

De acordo com as conclusões da pesquisa, com esse processo e tempo, a frequência cardíaca dos bebês diminuiu, eles pararam de chorar e boa parte dos pequenos adormeceram em poucos minutos.

O estudo foi feito por RIKEN Center for Brain Science em Saitama, no Japão, de acordo com a CNN.

“Criei quatro filhos e realizei esses experimentos, mas mesmo eu não poderia prever os principais resultados deste estudo até que os dados estatísticos surgissem”, comemorou o coautor do estudo, Kumi Kuroda. 

A pediatra de Atlanta, Jennifer Shu, editora-chefe médica do site de pais da Academia Americana de Pediatria (AAP) alertou que a técnica pode não funcionar para todas as crianças.

“Os bebês são diferentes e (alguns) podem não responder a esse sistema”, informou a médica Shu, que também participou do estudo da técnica japonesa.

Se o bebê consegue dormir regularmente, acrescenta Shu, os pais não devem submeter a técnica com frequência ao bebê.

“O objetivo deve ser garantir que o bebê durma bem usando esta ou outras técnicas e, eventualmente, encorajá-lo a adormecer sozinho, tanto no início da hora de dormir quanto durante a noite (quando acorda)”, disse Shu.

TÉCNICA ALEMÃ PARA BEBÊ DORMIR

Nesse contexto, chama atenção também uma pesquisa alemã sobre o sono dos bebês:

Pesquisadores do instituto alemão Max Planck descobriram que sonecas de bebês, de 1h a 2h, durante o dia são extremamente importantes para o processo de aprendizado das crianças.

Essas sonecas dos bebês ajudam a consolidar a memória das crianças, já que o cérebro do bebê está em fase de desenvolvimento.

Os pesquisadores da Alemanha também descobriram que, durante as sonecas, há liberação de Hormônio do Crescimento (GH), Leptina (responsável por controlar a sensação de saciedade) e Cortisol (substância ligada ao estresse, que ajuda a regular os níveis de glicose no sangue).

Até os três meses, é normal que bebês durmam de 15 a 18 horas, distribuídos durante o dia. Dos 3 aos 6 meses, é comum que duram entre 14 e 15 horas ao longo do dia.

OBSERVAÇÃO: ESTA REPORTAGEM NÃO SUBSTITUI AS ORIENTAÇÕES DO PEDIATRA DO SEU BEBÊ. SIGA RIGOROSAMENTE O QUE O MÉDICO OU MÉDICA INDICAR.

Tags

Autor