INTERNACIONAL

Embaixador da Ucrânia pressiona Lula sobre viagem e ações de apoio ao país na guerra

Lula é pressionado por embaixador da Ucrânia sobre visita ao país, também foi pedido por mais ações concretas por parte do Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 27/10/2023 às 9:34
X

Andrii Melnyk, novo embaixador da Ucrânia no Brasil, concedeu uma entrevista à revista Veja menos de um mês após a entrada em território nacional. Ao falar sobre assuntos de interesse aos ucranianos, o embaixador comentou sobre a necessidade de que o presidente Lula (PT) faça mais em relação à Guerra da Ucrânia.

Governo Lula é cobrado por embaixador sobre mais ações na Guerra da Ucrânia

Durante sua entrevista à Veja, Andrii Melnyk afirmou que a Ucrânia pode aceitar a proposta de Lula sobre a mediação do conflito entre os países envolvidos, mas diz que, para isso, o presidente brasileiro precisa mostrar ações mais concretas. 

Melnyk relatou que para Luiz Inácio poder intermediar um conflito geopolítico da magnitude da Guerra da Ucrânia, é necessário primeiro visitar o território ucraniano, ação que não fez até agora. O embaixador relatou que "não se faz diplomacia com palavras vazias". 

Andrii afirmou que "já passou da hora" de Lula testemunhar a situação da Ucrânia em guerra e que esse tipo de experiência poderia contribuir para que chegasse em resoluções de paz mais eficazes para o conflito. Também foi citado que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já convidou o presidente brasileiro para visitar o país inúmeras vezes.

O embaixador da Ucrânia relatou espera do Brasil mais "envolvimento real com a questão ucraniana [...] ajuda concreta". Para saber mais sobre quais seriam esses tipos de contribuições esperadas pelos ucranianos e mais detalhes da entrevista acesse o texto completo no Blog de Jamildo.

LULA FALA NOVAMENTE sobre GUERRA NA UCRÂNIA

Tags

Autor