Saúde

Vacina contra covid-19 passa a ser anual; veja quais serão os grupos prioritários

Veja quem terá prioridade para receber a vacina

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 31/10/2023 às 15:53
X

Em 2024, a vacina contra covid-19 passará a fazer parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A recomendação do Ministério da Saúde é que os estados e municípios deem prioridade a crianças de 6 meses a menores de 5 anos e grupos com maior risco de desenvolver formas graves da doença: idosos; imunocomprometidos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com comorbidades; indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

As pessoas que estão em instituições de longa permanência e trabalhadores; pessoas com deficiência permanente; pessoas privadas de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; funcionários do sistema de privação de liberdade; e pessoas em situação de rua também terão prioridade.

“A vacina passa a ser recomendada no calendário de crianças. Para todas as crianças [...] com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, a vacina passa a ser obrigatória no calendário vacinal”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

Ela também disse que a vacina bivalente continua disponível e orienta que quem ainda não recebeu a dose este ano, procure se vacinar.

“A vacina vai ser anual. Se a pessoa tomou a dose deste ao, já está com a dose em dia. Essa é a recomendação da Organização Mundial da Saúde agora, dose anual”, conta.

*Com informações da Agência Brasil

Tags

Autor