ISRAEL X HAMAS

Cônsul de Israel diz que não há genocídio contra palestinos em Gaza e crítica imprensa

Rafael Erdreich afirmou que informações divulgadas são distorcidas

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 02/11/2023 às 9:06 | Atualizado em 02/11/2023 às 9:07
X

O cônsul-geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, negou, nesta quarta-feira (1º), a ocorrência de um genocídio contra o povo palestino.

Ele argumentou que as críticas feitas pelos presidentes Lula, do Brasil, Gustavo Petro, da Colômbia, e Gabriel Boric, do Chile, que condenaram as ações militares israelenses que supostamente afetam civis palestinos, indicam que os líderes desses países estão "mal informados" sobre os acontecimentos reais na região.

“Qual a fonte que os presidentes da América Latina têm sobre essa informação? Eu mostrei aqui, claramente, que quem controla a informação que sai de Gaza [é o Hamas]”, disse ele.

“Eles estão mal informados sobre o que está acontecendo”, completou, durante entrevista coletiva promovida pelo Consulado Geral de Israel, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e a StandWithUs Brasil.

Nesta semana, o presidente Lula declarou que o conflito no Oriente Médio constitui um genocídio.

Ontem, o presidente do Chile, Gabriel Boric, comunicou por meio de suas redes sociais que ordenou o retorno do embaixador chileno em Israel, devido às "inaceitáveis violações do Direito Internacional Humanitário que Israel cometeu na Faixa de Gaza".

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, igualmente anunciou a convocação da embaixadora colombiana em Israel, Margarita Manjarrez.

CRÍTICAS À IMPRENSA BRASILEIRA

Durante a entrevista, o cônsul-geral também fez críticas à cobertura da imprensa brasileira sobre o conflito, destacando que as informações divulgadas na mídia "estão sob controle do Hamas".

“A informação que está saindo de Gaza é distorcida. Por que estão publicando que há 8 mil civis mortos em Gaza? Estou dizendo com 100% de segurança que Israel está atacando o Hamas. Israel está chamando todos os civis para saírem da zona de conflito e de guerra. Israel está dando condições para eles receberem ajuda humanitária. O objetivo [de Israel] é o Hamas”, falou o cônsul.

Tags

Autor