Internacional

Primeiro bebê concebido por duas mulheres nasce em hospital na Espanha

Bebê de desenvolveu no corpo das duas mães

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 03/11/2023 às 16:37 | Atualizado em 03/11/2023 às 16:39
X

Um hospital localizado em em Maiorca, na Espanha, anunciou o nascimento do primeiro bebê concebido por duas mães, ocorrido na última segunda-feira (30).

O bebê recebeu o nome de Derek e nasceu com 3,3 kg. Suas mães são Azahara, de 27 anos, e Estefanía, de 30.

O desenvolvimento do feto aconteceu de maneira diferente: as mulheres utilizaram do sistema INVOcell, um aparelho que funciona como uma incubadora pequena.

Ele é colocado no colo do útero de uma das mulheres e permite que o embrião se desenvolve dentro do corpo nos primeiros dias.

Segundo divulgado pelo jornal O Globo, com informações da rede de televisão IB3, Azahara tomou a cápsula de INVOcell primeiro.

O desenvolvimento se iniciou dentro do corpo dela e, depois de um período, a cápsula foi removida com o embrião e inserida no útero de Estefanía, que ficou com o bebê até o momento do parto.

"Quando me ofereceram para tê-lo no colo do útero por cinco dias, foi como se eu também o tivesse dentro de mim", declarou Azahara ao canal IB3.

INSTAGRAM/JUANEDA FERTILITY
Derek é filho de Azahara, 27 anos, e Estefanía, de 30 anos - INSTAGRAM/JUANEDA FERTILITY

O Hospital Juaneda Miramar, onde nasceu o bebê, disse em nota:

"Esse procedimento proporciona grande valor emocional pelo fato de ambas as mulheres terem compartilhado a gestação do embrião".

Tags

Autor