Saúde

Estados Unidos aprovam novo medicamento para perda de peso

Medicamento é indicado para pacientes obesos ou com sobrepeso

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 10/11/2023 às 20:10
Notícia
X

A agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, FDA, aprovou um novo medicamento para perda de peso: o Zepbound, da farmacêutica Eli Lilly.

Zepbound consiste em uma caneta de injeção semanal. Ele deve ficar disponível em algumas semanas nos EUA.

O medicamento é indicado para pacientes que tem obesidade ou pacientes com sobrepeso que tenham ao menos uma complicação relacionada (como hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e colesterol alto)

"À luz das crescentes taxas tanto de obesidade como de sobrepeso nos Estados Unidos, a aprovação de hoje responde a uma necessidade médica não atendida", afirma John Sharetts, da FDA.

RESULTADO DOS TESTES

Em um estudo clínico envolvendo mais de 2.500 adultos, indivíduos que usaram Zepbound em combinação com um programa de alimentação e exercícios perderam uma média de 22 kg com a dose máxima permitida.

Já aqueles que receberam a dose mais baixa tiveram uma redução de peso ligeiramente superior a 15 kg. No início do ensaio, o peso médio dos participantes era de 104 kg.

"As novas opções de tratamento trazem esperança para muitas pessoas com obesidade que lutam contra esta doença e buscam opções melhores para controlar o peso", disse o presidente e diretor-executivo da organização Obesity Action Coalition, Joe Nadglowski.

O preço de venda do Zepbound será de US$ 1.059,87 (R$ 5.177,36 na taxa de câmbio atual).

Riscos

Segundo um estudo publicado no mês passado na revista Jama, a nova classe de medicamentos para emagrecimento pode aumentar o risco de alguns problemas gastrointestinais graves.

Entre os problemas citados estão a paralisia estomacal, a pancreatite e a obstrução intestinal.

*Com informações do portal UOL

Tags

Autor