Tempo

Tempestade solar pode desligar a internet por meses no próximo ano, diz cientista

Rede elétrica, cabos de fibra ótica, GPS e satélites também podem ser afetados

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 14/11/2023 às 15:13 | Atualizado em 14/11/2023 às 15:13
Notícia
X

Uma grande tempestade solar pode afetar o planeta e desligar a internet por meses em 2024. É o que apontou o professor da Universidade George Mason (Virgínia, EUA), Peter Becker, responsável por desenvolver sistemas de alerta sobre atividades solares.

A rede elétrica, cabos de fibra ótica, GPS, satélites e outros equipamentos de comunicação também podem ser afetados.

Segundo o cientista, poderá acontecer um “apocalipse da internet” no próximo ano.

“A Internet atingiu a maioridade numa época em que o sol estava relativamente calmo e agora está entrando numa época mais ativa”, afirmou ao site Insider Paper.

De acordo com Becker, é a primeira vez que estamos testemunhando uma convergência entre o aumento da atividade solar e a crescente dependência humana da internet.

O Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA indica que o Ciclo Solar 25 está previsto para ocorrer mais cedo do que inicialmente estimado.

Os estudos apontavam antes que uma atividade solar assim só iria ocorrer em julho de 2025. Porém, o cientista afirma que a fase mais intensa da tempestade será no ano que vem.

Inicialmente, Becker afirma que a ejeção de massa coronal do Sol pode seguir em uma direção diferente no espaço.

Mas, vier para a Terra, “nos dá cerca de 18 a 24 horas de aviso antes que essas partículas cheguem” ao planeta e “comecem a mexer com o campo magnético”.

*Com informações do Metrópoles.

Tags

Autor