Temperatura

Onda de calor intenso deve seguir até sexta-feira (17); veja previsão do Inmet

2.707 municípios foram afetados pelas altas temperaturas

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 15/11/2023 às 19:08 | Atualizado em 15/11/2023 às 19:09
Notícia
X

A intensa onda de calor que atinge parte do Brasil deve continuar até esta sexta-feira (17), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o órgão, 2.707 municípios foram afetados pelas altas temperaturas.

Na lista, além de cidades no Centro-Oeste, no Sudeste e em Rondônia, também há cidades do sul do Piauí, do Maranhão, de Tocantins, do Pará e do Amazonas, no sudoeste da Bahia e no norte do Paraná.

Segundo o Inmet, as ondas de calor ocorrem quando a temperatura se mantém 5ºC acima da média esperada para o mês ao longo de pelo menos cinco dias.

Rio de Janeiro, Cuiabá e cidades como Corumbá e Água Clara, em Mato Grosso do Sul, São Romão e Coronel Pacheco, em Minas Gerais, Seropédica, no Rio de Janeiro, e Ibotirama, na Bahia, atingiram os 40ºC.

O Inmet prevê que os estados que estão enfrentando a onda de calor devem ter chuvas intensas na próxima semana. Nesta sexta-feira (17) já podem ocorrer precipitações no Sudeste.

Entre os dias 21 a 29 de novembro, algumas regiões devem registrar chuva podendo ultrapassar 40 milímetros: Mato Grosso e Goiás, no Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

*Com informações da Agência Brasil

Saiba COMO ECONOMIZAR ENERGIA em meio à ONDA DE CALOR

Tags

Autor