CURIOSIDADES

Nova era: Carros voadores realizam primeiros testes em Nova York; intuito é melhorar o trânsito de locais agitados

Novidade promete auxiliar no dia-a-dia dos habitantes de cidades movimentadas

Imagem do autor
Cadastrado por

Nelly Sandra

Publicado em 17/11/2023 às 18:11
Notícia
X

O céu de Nova York teve uma semana bem agitada, após receber dois voos testes de eVTOLs (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical), os popularmente conhecidos "carros voadores", que saiam de um helicóptero na Ilha de Manhattan.

Nos primeiros dias desta semana, as empresas Joby Aviation e Volocopter, guiaram experimentos com suas aeronaves, acompanhadas do prefeito da cidade de Nova York, Eric Adams. As duas companhias estão na corrida para viabilizar o novo meio de transporte alternativo.

"Esta é uma visão nova e ousada sobre o que queremos alcançar como cidade. Sabemos como é importante reduzir também o ruído e, como acabei de aprender, até onde o ruído pode viajar", afirmou Adams.

Segundo o site do G1, veículos como estes não precisam de querosene, diferente dos helicópteros, fazendo com que seja reduzido os gases poluentes. Outro detalhe importante, fica por conta do motor elétrico, o que fará ter voos mais silenciosos.

Primeiras empresas do ramo

A aeronave da Joby Aviation pode transportar cerca de cinco pessoas por vez, incluindo o piloto, em uma velocidade máxima de 320 quilômetros por hora. De acordo com o fundador, Joeben Bevir: “Um voo em Manhattan para o JFK pode levar apenas 7 minutos”, contou.

A empresa ainda planeja realizar seus primeiros passeios comerciais em 2025, com a aprovação do governo americano, que também firmou parceria com a Delta Airlines. Juntos, ele devem oferecer um serviço de táxi aéreo em Nova York, usando os eVTOLs.

Já os veículos da Volocopter, só recebe apenas um passageiro e o piloto, que podem se locomover apenas a 110 quilômetros por hora. Em nota divulgada, a empresa afirma que aguardam a certificação para realizar as viagens nos Estados Unidos e na Europa.

O CEO da Volocopter, Christian Bauer, contou que o evento demonstrativo serviria para mostrar como esse novo meio de transporte possa influenciar na qualidade de vida das pessoas que vivem em cidades agitadas: “Estamos confiantes de que isso abrirá portas para operações comerciais em mais cidades dos EUA”, falou.

Confira também: CARROS POPULARES BARATOS? Iniciativa promete facilitar o acesso aos veículos de entrada

Tags

Autor