PRISÃO

Policiais do Bope são presos por invadirem casa e matar dois homens no Recife

Veja o caso dos policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que mataram dois homens na Zona Oeste do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 21/11/2023 às 11:14 | Atualizado em 21/11/2023 às 11:31
Notícia
X

Os policiais militares (PMs) do Batalhão de Operações Especiais (Bope), participantes da operação que resultou nas mortes de dois homens em comunidade no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, na noite da última segunda-feira (20), foram detidos em flagrante sob acusação de invasão de domicílio. Essas informações são da Coluna de Segurança do JC.

A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) formalizou as autuações contra os policiais.

O momento em que os policiais chegaram e forçaram a entrada na residência onde as vítimas estavam foi capturado por uma câmera de segurança. Mulheres e crianças foram retiradas do local antes dos disparos de tiros. Posteriormente, os militares deixaram a casa carregando um corpo envolto em um lençol.

Familiares afirmaram que não houve troca de tiros, como alegaram os policiais.

As vítimas foram Rhaldney Fernandes da Silva Caluete, de 32 anos, e Bruno Henrique Vicente da Silva, 28. Ambos foram levados para a UPA localizada na Caxangá, porém já estavam mortos.

Os parentes das vítimas afirmam que as vítimas não tinham envolvimento com tráfico de drogas e que os policiais simularam um confronto atirando de dentro para fora da casa.

"Houve um ato de covardia. A gente não sabe nem o motivo disso. Eles não eram traficantes, não tem nada disso. Não havia mandado de prisão nenhum contra ninguém aqui", contou o irmão de Bruno segundo a coluna de Segurança do JC.

"Meu irmão estava em casa, tranquilo. Os policiais entraram, mandaram as mulheres saírem com as crianças e depois dispararam os tiros. Ainda atiraram de dentro para fora para simular que meu irmão e o amigo dele atiraram", finalizou.

Polícia Militar afirma apreensão de drogas, armas e munições

A Polícia Civil de Pernambuco afirmou que relatos indicaram que os homens estariam com armas de fogo e entorpecentes quando foram abordados. "Houve troca de tiros entre as vítimas e o efetivo policial. As vítimas foram socorridas, porém não resistiram aos ferimentos. As investigações seguem até o esclarecimento total do caso."

A Polícia Militar alegou que foram apreendidos 527 gramas e mais 28 pequenas porções de maconha, além de 150 pedras de crack, uma balança, dois revólveres calibre 38, 12 munições, sendo nove deflagradas.

A PM afirmou que os agentes envolvidos serão ouvidos pela Diretoria de Polícia Judiciária Militar e que a apuração em relação à quebra de protocolos policiais será realizada.

Tags

Autor