OPERAÇÃO POLICIAL

Quadrilha é alvo da polícia por prejuízo de R$ 61 milhões aos cofres públicos do Distrito Federal

Saiba tudo sobre a quadrilha criminosa buscada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 22/11/2023 às 11:01
Notícia
X

Uma associação criminosa foi alvo de operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por crimes de sonegação fiscal, nesta quarta-feira (22).

A ação da quadrilha resultou em um prejuízo de R$ 61 milhões ao Distrito Federal.

As equipes dos agentes de segurança seguiram cerca de 17 mandados de busca e apreensão, desde São Paulo até o Distrito Federal. As buscas tem o objetivo de apreender documentos e aparelhos eletrônicos, identificar comparsas, garantir meios para o ressarcimento de valores aos cofres públicos e mais.

Operação Charta

As apurações realizadas pelos policiais resultou na Operação Charta em que a PCDF identificou os suspeitos, esses que usavam documentos falsos para criar empresas em nome de "laranjas" ou "testas de ferro", de acordo com o Metrópoles.

Quando as empresas contraíam dívidas fiscais, os membros da quadrilha registravam novos CNPJ's em busca de permanecer com os comércios e continuando a sonegar impostos.

A polícia montou uma força-tarefa com cerca de 70 policiais, que realizam a busca no Plano Piloto e no Lago Norte, em Brasília, além de São Paulo (SP) e Buritis (MG), na sede das empresas abertas pelos criminosos, escritórios de contabilidade responsáveis pela escrituração fiscal e contávil dos negócios e nas residências.

Os participantes da associação criminosa devem responder por sonegação fiscal, falsidade ideológica, uso de documento falso, assoação criminosa e lavagem de capitais.

Tags

Autor