Guerra

Hamas diz que trégua em Gaza entra em vigor nesta quinta-feira (23)

Trégua foi combinada com Israel em troca da libertação de 50 reféns

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 22/11/2023 às 17:36
Notícia
X

O Hamas anunciou, nesta quarta-feira (22), que a trégua de quatro dias que foi combinada com Israel em troca da libertação de 50 reféns entrará em vigor a partir das 10h desta quinta-feira (5h pelo horário de Brasília).

"A trégua na Faixa de Gaza começará às 10h de amanhã", disse o membro sênior da ala política do Hamas, declarou Musa Abou Marzouk, à cadeia de televisão Al Jazeera.

De acordo com ele, o Hamas "está preparado para um cessar-fogo global e a troca de prisioneiros" e afirmou que a maior parte dos reféns dos ataques de 7 de outubro é de estrangeiros.

Após seis semanas de conflito no Oriente Médio, Israel e o Hamas fizeram um acordo. O grupo concordou em libertar pelo menos 50 reféns em Gaza.

Israel vai libertar 150 palestinos da prisão, cessar os bombardeios no sul de Gaza por quatro dias e permitir a entrada de ajuda humanitária na região.

Apesar de o acordo prever a libertação de 150 palestinos, a lista divulgada pelo Ministério da Justiça de Israel inclui 300 nomes. O objetivo é oferecer ao Hamas a chance de liberar mais reféns em troca de mais prisioneiros.

O governo de Israel determinou que o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, o ministro da Defesa, Yoav Gallant, e o líder da oposição e membro do governo de emergência Benny Gantz vão decidir quais prisioneiros serão liberados em cada fase.

*Com informações da Agência Brasil e das agências Lusa e RTP- Rádio e Televisão de Portugal

Lula fala com presidente de Israel; veja detalhes

Tags

Autor