Surto de pneumonia desconhecida atinge crianças na China e deixa OMS em alerta
Epidemia de pneumonia desconhecida entre crianças da China causa alerta em órgãos de saúde internacionais
O Programa de Monitoramento de Doenças Emergentes (ProMED-mail) publicou um comunicado para alertar sobre uma epidemia de pneumonia desconhecida entre crianças das províncias de Pequim e Liaoning, na China. As informações são da Coluna de Saúde e Bem-Estar do JC.
Com o surto da pneumonia, hospitais infantis localizados em Pequim, Liaoning e outros locais no norte da China estão superlotados com crianças doentes.
Um morador de Pequim chegou a informar que as crianças não chegam a tossir, mas têm sintomas como febre alta e podem desenvolver nódulos pulmonares.
Organização Mundial da Saúde solicita relatórios
Nesta quarta-feira (22), a Organização Mundial de Saúde (OMS) solicitou informações epidemiológicas e clínias adicionais, além de resultados laboratoriais dos grupos de crianças atingidas pela pneumonia desconhecida.
O órgão de saúde solicitou informações sobre tendências na circulação de agentes patogénicos conhecidos, como a glipe, RSV, SARS-CoV-2 e Mycoplasma pneumoniae.
"(...) Recomendamos que as pessoas na China sigam medidas para reduzir o risco de doenças respiratórias, que incluem a vacinação recomendada; manter distância de pessoas doentes; ficar em casa quando estiver doente; fazer exames e receber cuidados médicos conforme necessário; usar máscaras conforme apropriado; garantindo uma boa ventilação; e lavagem regular das mãos", afirmou a OMS em declaração publicada.