FRACASSO
Black Friday 2023 é a segunda pior da história no Brasil, segundo dados
Black Friday 2023 tem baixo desempenho comparado aos outros anos. Entenda fatores que podem ter influenciado para tal resultado
Cadastrado por
Amanda Marques
Publicado em 25/11/2023 às 11:49
| Atualizado em 25/11/2023 às 13:04
Notícia
X
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Neste sábado (25), dados surpreendentes foram publicados sobre o desempenho de uma das datas mais importante para o varejo on-line, a Black Friday 2023.
Os dados da plataforma Hora a Hora, da Confi.NEO, empresa de inteligência de dados, em parceria com a empresa de soluções antifraude e score de crédito, ClearSale, mostrou que no período entre quinta-feira (23) até a sexta-feira (24), o comércio eletrônico registrou R$3,4 bilhões em vendas, apresentando um recuo de 15% em relação à 2022, ano também de queda na receita.
Apesar de não ser a maior retração de faturamento, a diminuição da Black Friday 2023 já agrava um cenário em queda nas vendas on-line, segundo o Valor Econômico. Essa Black Friday tem o pior resultado desde o início do evento procional em 2010.
Brasileiro endividado e descontos abaixo do esperado
Um dos fatores apontados que podem ter afetado o desempenho desta Black Friday é a renda da população voltada para o pagamento de dívidas e descontos abaixo do esperado.
Nesta Black Friday foi registrada uma queda no volume de pedidos, que atingiu 5 milhões, ou seja, quase 15% menor que o mesmo período registrado no ano passado.
*Com informações do Valor Econômico.