Neste sábado (25), dados surpreendentes foram publicados sobre o desempenho de uma das datas mais importante para o varejo on-line, a Black Friday 2023.
Os dados da plataforma Hora a Hora, da Confi.NEO, empresa de inteligência de dados, em parceria com a empresa de soluções antifraude e score de crédito, ClearSale, mostrou que no período entre quinta-feira (23) até a sexta-feira (24), o comércio eletrônico registrou R$3,4 bilhões em vendas, apresentando um recuo de 15% em relação à 2022, ano também de queda na receita.
Apesar de não ser a maior retração de faturamento, a diminuição da Black Friday 2023 já agrava um cenário em queda nas vendas on-line, segundo o Valor Econômico. Essa Black Friday tem o pior resultado desde o início do evento procional em 2010.
Brasileiro endividado e descontos abaixo do esperado
Um dos fatores apontados que podem ter afetado o desempenho desta Black Friday é a renda da população voltada para o pagamento de dívidas e descontos abaixo do esperado.
Nesta Black Friday foi registrada uma queda no volume de pedidos, que atingiu 5 milhões, ou seja, quase 15% menor que o mesmo período registrado no ano passado.
*Com informações do Valor Econômico.