POLÍCIA

Jovem leva mata-leão e choque após pular catraca do metrô; confira

O passageiro, após tentar carregar seu bilhete único e constatar que o sistema estava fora do ar, solicitou aos funcionários da estação que liberassem a catraca

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 01/12/2023 às 10:05
Notícia
X

Na manhã da última quarta-feira (29), um jovem de 23 anos foi subjugado com um estrangulamento conhecido como "mata-leão" e uma arma de choque por seguranças da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) na estação Perus, pertencente à Linha 7-Rubi, localizada na zona norte de São Paulo.

O passageiro, após tentar carregar seu bilhete único e constatar que o sistema estava fora do ar, solicitou aos funcionários da estação que liberassem a catraca. Diante da recusa, o jovem pulou a catraca, desencadeando uma série de acontecimentos que culminaram na imobilização violenta por parte dos seguranças.

O incidente foi registrado em um boletim de ocorrência por lesão corporal, no qual o jovem alega ter sido vítima da agressão injustificada. O vídeo do suposto episódio foi compartilhado nas redes sociais pelo próprio jovem, que classificou o ocorrido como "injustiça" e afirmou que, em situações semelhantes anteriores, teve o acesso à estação concedido sem problemas.

O caso foi formalmente registrado no 46º Departamento de Polícia (DP) de Perus como lesão corporal, e um exame de corpo de delito foi solicitado para avaliar as lesões sofridas pela vítima.

Em resposta, a CPTM lamentou o incidente e anunciou que está investigando os eventos que se seguiram à abordagem utilizando choque. A empresa reafirmou que não tolera qualquer forma de violência contra a vida nos trens e estações, seja praticada por seus colaboradores ou por passageiros do sistema.

O crime de lesão corporal, conforme previsto no artigo 129 do Código Penal, ocorre quando há a ofensa à "integridade corporal ou à saúde de outrem", sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, podendo ser agravada dependendo das circunstâncias do delito.

 

Tags

Autor