EDUCAÇÃO

Pernambuco é o estado com mais aprovados em universidades públicas do Brasil, mostra pesquisa

Outro estado do Nordeste, o Ceará, vem logo atrás de PE no ranking

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 02/12/2023 às 9:04 | Atualizado em 02/12/2023 às 9:06
Notícia
X

Uma pesquisa baseada em dados do Ministério da Educação e do Censo 2022 mostra que a maioria dos jovens que concluíram o Ensino Médio, aproximadamente 78%, atualmente prossegue para o Ensino Superior em instituições privadas, totalizando cerca de 7,3 milhões de estudantes.

Porém, ao considerar especificamente aqueles que saíram de escolas públicas, cerca de 49% optam pela graduação em universidades públicas, destacando-se Pernambuco neste contexto.

A pesquisa, conduzida a partir da análise de dados pela Geofusion, empresa especializada em inteligência geográfica de mercado, contempla estudantes universitários que iniciaram sua jornada acadêmica entre 2019 e 2021.

1% DA POPULAÇÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Os dados revelam que atualmente existem 2 milhões de estudantes no ensino superior público no Brasil.

Pernambuco se destaca, direcionando 29% de seus alunos do ensino médio, tanto da rede pública quanto privada, para instituições públicas.

Especificamente entre os que frequentaram escolas ligadas aos governos federal, estadual ou municipal, o índice de ingresso em instituições públicas é ainda maior, atingindo 66%.

Outro estado do Nordeste, o Ceará, vem logo atrás de PE no ranking. Por lá, o cenário é similar, com 28% de todos os estudantes optando por instituições públicas, enquanto esse número sobe para 62% entre os que concluíram o ensino médio na rede pública.

O Rio de Janeiro vem em seguida, antes de Minas Gerais, Paraná e Pará. São Paulo e Santa Catarina têm o menor desempenho nesse aspecto.

MODELO EDUCACIONAL INOVADOR

Segundo Isabela Albuquerque, gerente de produtos de dados da Geofusion, o desempenho observado está associado à política educacional adotada nos estados de Pernambuco e Ceará.

“Pernambuco e Ceará despontam como referências nesse cenário, indicando que estratégias educacionais inovadoras, como a oferta de ensino integral, têm impacto relevante na trajetória dos estudantes, transformando o ingresso no ensino superior em uma realidade acessível e promissora para alunos de escolas públicas”, aponta Albuquerque.

Com informações da revista Veja

Tags

Autor