Carnaval

Como surgiu o Carnaval no Brasil? Entenda a evolução e as influências culturais que moldaram o Carnaval brasileiro

Festividade trazida pelos portugueses já foi considerada crime

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Luna

Publicado em 05/12/2023 às 11:50 | Atualizado em 05/12/2023 às 11:53
Notícia
X

Você já se perguntou de onde veio toda essa animação e colorido do Carnaval no Brasil? A festança teve suas primeiras raízes no antigo Egito, há mais de 5 mil anos, em celebrações que honravam os deuses e marcavam o retorno da fertilidade e da colheita farta.

Ao longo dos séculos, o Carnaval foi se expandindo e ganhando formas diferentes em diversos países. Foi através da colonização portuguesa que o entrudo desembarcou na cidade do Rio de Janeiro, em 1641. O termo, derivado do latim "introitus" significava "entrada", "começo", nome com o qual a Igreja denominava o começo das solenidades da Quaresma

Os portugueses, que adoram um festejo, trouxeram para cá essa tradição do Carnaval em meados do século XVII. Mas não pense que a foi uma festa aceita de braços abertos no nosso país. No início, o Carnaval era uma celebração restrita à elite, com bailes de salão e máscaras que ocultavam a identidade dos foliões. Somente muitos anos mais tarde, no início do século XX, foram acrescentados os elementos africanos, e os negros escravizados saíam pelas ruas com seus rostos pintados, jogando farinha e bolinhas de água de cheiro nas pessoas. 

Por volta de meados do século XIX, no Rio de Janeiro, a prática passou a ser criminalizada, mas enquanto o entrudo era reprimido nas ruas, a elite do Império criava os bailes de carnaval em clubes e teatros.

As camadas populares, no entanto, não desistiram de suas práticas carnavalescas, e ao longo do século XX, a festa se popularizou ainda mais no país, tomando diversas de formas de manifestações cultural.

Hoje em dia, é impossível pensar em Carnaval no Brasil sem pensar nos desfiles magníficos das agremiações, nos blocos carnavalescos, no frevo de Pernambuco, no maracatu de Olinda e Recife e até mesmo o Carnaval de rua de São Paulo que arrasta multidões.

Tags

Autor