Paisagismo

Cultivo de plantas: os 5 principais erros que você não deve cometer

Paisagista alerta para os erros mais comuns de quem quer ter plantas em casa

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos, Flávio Oliveira

Publicado em 05/12/2023 às 10:58 | Atualizado em 15/12/2023 às 16:45
Notícia
X

Plantas em casa são sempre muito bem vindas. Além de embelezar o ambiente, elas trazem um clima de bem-estar e cuidar delas pode servir de terapia para muitas pessoas. Se você quer ter plantas bonitas e saudáveis na sua casa, veja quais erros não deve cometer, segundo a paisagista Ericka Raquel.

1. Escolha a planta certa para o lugar certo

Muitas pessoas se encantam por uma planta, compram o vaso, levam para casa e poucos dias ou semanas depois vem a decepção: a planta morreu. Segundo a paisagista Ericka Raquel, o erro mais comum no cultivo de plantas acontece justamente no momento da escolha de qual planta você pode ter.

“Tem gente que pega uma planta que precisa de, no mínimo 8 horas de Sol pleno, e coloca dentro de casa. Se essa planta não morrer, ela, no mínimo, não vai prosperar, não vai ficar bem. Um exemplo disso é a Rosa do Deserto, que não prospera se não ficar no Sol. A pessoa começa a adubar, faz de tudo, mas ela não prospera pois a planta precisa do sol”, comenta a especialista.

Pixabay
Rosa do Deserto - Pixabay

“A mesma coisa ocorre quando uma planta é para ficar em meio sol, na sombra, mas a pessoa só tem espaço para colocar no Sol pleno. Nesse caso, a planta pode queimar”, alerta Ericka.

2. Excesso de água

“Outro erro comum é a rega em excesso. Quando se rega pouco, a planta não morre. As plantas ficam murchas e dá tempo de reverter a situação, mas quando o erro na rega é por excesso de água, não tem jeito. A planta apodrece. Não tem chance. Acabou”, resume a paisagista.

3. Planta precisa ser adubada

Nem só de conversa vivem as plantas. Elas precisam ser adubadas uma vez ao mês, segundo Ericka.

“Assim como nós, que precisamos de nutrientes, as plantas também precisam. Tanto de forma orgânica, como de forma mineral, as adubações. A adubação precisa ser feita uma vez ao mês porque, além do consumo da própria planta, os nutrientes da adubação acabam indo embora também no processo de rega”, chama atenção a especialista.

Freepik

plantas; planta - Freepik

4. Planta precisa ser podada

“O quarto erro é não podar. Tem pessoas que têm pena de podar, mas tem plantas que precisam disso. Só vão encher mais de folhas, quando se faz a poda. A poda estimula novos brotos, floração, é super importante”, destaca.

5. Observe sua planta

A paisagista chama atenção para a importância de observar a planta constantemente. “A pessoa pode fazer todos os ítens anteriores, mas a planta pode ter uma praga, um bichinho sugando a seiva, mas a pessoa não vê. Quando vai notar, a planta já morreu. A planta precisa de bons observadores. Um bom observador vai saber se comunicar com as plantas. Ver que folha está murcha ou a terra está muito seca, que está na hora de colocar uma terra boa, um adubo”.

A paisagista finaliza resumindo as orientações:

“Gostou de uma planta? Pesquise. Converse com o vendedor e escolha a planta que você tenha um lugar específico para ela. Pesquise se ela se dá bem dentro de um ambiente interno dentro de sombra e a partir daí é que você leva essa planta para casa. Evite regar demais e mantenha a adubação em dia”, finaliza Ericka.

A reportagem foi feita após consulta com a paisagista Ericka Raquel.

Tags

Autor