Argentina

Javier Milei é empossado presidente da Argentina; veja detalhes da cerimônia

Posse de Javier Milei é acompanhada por membros da direita de vários países, incluindo o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 10/12/2023 às 13:45 | Atualizado em 10/12/2023 às 13:52
Notícia
X

O economista ultraliberal Javier Milei tomou posse como novo presidente da Argentina neste domingo (10 de dezembro). A cerimônia ocorreu no plenário do Congresso, em Bueno Aires.

Na posse, Javier Milei optou por discursar apenas para a multidão que acompanha o evento. Ele disse que "nenhum governo recebeu situação pior" e alertou a previsão de que a situação possa piorar ainda mais.

O que Milei falou em primeiro discurso como presidente da Argentina?

Javier Milei disse que "não há dinheiro". "A única possibilidade é o ajuste organizado e que entre com toda sua força sobre o estado e não sobre o setor privado", afirmou ao povo argentino o novo presidente.

"Sabemos que a curto prazo a situação vai piorar, mas depois veremos os frutos do nosso esforço", acrescentou.

Após a cerimônia no Congresso, o novo presidente se dirigiu à Casa Rosada, sede da Presidência argentina. 

Milei recebeu faixa do ex-presidente e opositor

Presidente que antecedeu Milei, Alberto Fernandez esteve na cerimônia e, como manda o protocolo, passou a faixa para o novo mandatário.

Os eventos de posse são acompanhados por nomes que se identificam com a direita em vários países. O ex-presidente Jair Bolsonaro, que se tornou inelegível por decisão da Justiça brasileira, está em Buenos Aires demonstrando apoio a Milei.

O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, também está em Buenos Aires, acompanhando Jair Bolsonaro na cerimônia de posse de Javier Milei. 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também está participando do evento e cumprimentou Milei na frente das câmeras.

Tags

Autor