Afundamento do solo em Maceió

AFUNDAMENTO DO SOLO EM MACEIÓ: Há riscos para turistas? Veja o que dizem autoridades e bairros afetados por minas da Braskem

Cinco bairros estão em área de risco de colapso de minas de exploração do sal-gema em Maceió; pontos turísticos não devem ser atingidos, diz Prefeitura; confira abaixo

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 12/12/2023 às 10:26 | Atualizado em 12/12/2023 às 10:53
Notícia
X

Maceió se consolidou como um dos principais destinos turísticos para as festas de Réveillon e férias no Verão. No entanto, as recentes notícias sobre riscos de afundamento do solo na capital alagoana têm preocupado algumas pessoas que não conhecem a região e que não sabem se correm riscos ao visitar a cidade. Contra essa preocupação, autoridades locais têm tranquilizado os turistas.

"A Prefeitura de Maceió segue atuando de maneira ininterrupta para garantir assistência à população afetada pelo afundamento de solo e salvar vidas. Com relação aos atrativos turísticos da orla de Maceió, a prefeitura reforça que as praias e serviços turísticos ocorrem sem qualquer tipo de risco ambiental", diz nota divulgada pela gestão municipal.

"Maceió segue cuidando da sua população e permanece de portas abertas para receber os visitantes, garantindo que todos desfrutem da hospitalidade e segurança característica da cidade", conclui a nota.

QUAIS OS BAIRROS QUE CORREM O RISCO DE DESABAR E QUAL A DISTÂNCIA PARA AS PRAIAS?

De acordo com a Defesa Civil de Maceió, os bairros atingidos pelo risco de colapso são:

  • Pinheiro,
  • Mutange (onde a situação é a mais crítica),
  • Bebedouro,
  • Bom Parto e
  • Farol.

Gésio Passos / Agência Brasill
Defesa Civil de Maceió divulgou nota atualizando situação - Gésio Passos / Agência Brasill

Segundo o Google Maps, a distância de carro do Mutange para a Praia de Pajuçara, por exemplo, é de 8km. Para a Praia de Ponta Verde, a distância é de 8,5km. Essas são duas praias urbanas localizadas em Maceió.

Outro ponto turístico alagoano muito visitado por turistas são as praias da cidade de Maragogi, que fica distante cerca de 130km de Maceió.

Desabamento de parte de mina no último domingo não deixou feridos

No último domingo (10), parte da mina 18 desabou no bairro do Mutange. O desabamento foi percebido sobre a Lagoa Mundaú, mas ninguém se feriu. 

Em nota, a Defesa Civil de Maceió reforçou que não havia riscos para as pessoas. "A Defesa Civil de Maceió informa que às 13h15 deste domingo a mina 18 sofreu um rompimento, que pôde ser percebido num trecho da Lagoa Mundaú, bairro do Mutange. No momento, técnicos da Defesa Civil estão monitorando o local em busca de mais informações. A Defesa Civil ressalta que a mina e todo o seu entorno estão desocupados e não há qualquer risco para as pessoas", disse o comunicado.

Tags

Autor