RioMar Recife recebe máquina do Projeto Vale Luz, que dá descontos na conta de luz por meio da reciclagem; veja como participar
Máquina instalada pode recolher latas de alumínio, garrafas PET e caixas tetrapack para reciclagem

A Neoenergia instalou uma máquina do Projeto Vale Luz no piso térreo do shopping RioMar Recife para recolher latas de alumínio, garrafas PET e caixas tetrapack para reciclagem. Para cada material que for colocado na Retorna Machine, os clientes receberão um desconto na fatura.
O equipamento tem tecnologia “touch screen”, que explica, diretamente na tela, como fazer a troca dos materiais e receber seus benefícios.
“Nós estamos proporcionando maior comodidade aos clientes que queiram participar do Projeto Vale Luz. Além de mais opções de acesso, há também a facilidade de fazer todo o processo automaticamente e de fácil entendimento”, disse o supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, Artur Costa.
As máquinas coletoras de latas de alumínio, embalagens longa vida e garrafas PET são o ponto de partida para o Programa Triciclo de Benefícios. Este programa assegura ao cliente, a cada descarte, tricoins - uma pontuação que pode ser convertida em créditos na conta de energia ou doação a instituições beneficentes cadastradas no programa.
Todos os materiais descartados devem estar devidamente higienizados e apresentar um código de barras legível. A máquina realiza a leitura desse código para identificar o material, contabilizando os pontos para o usuário.
"Trata-se de um serviço ambiental em que todos são contemplados, mostrando o quanto a ação da reciclagem consegue alcançar e beneficiar diversas pessoas e locais", destacou a coordenadora de Sustentabilidade do RioMar Recife, Jussara de Paula.
COMO FUNCIONA?
Ao depositar, por exemplo, 10 latas de alumínio ou 15 garrafas PET em qualquer uma das máquinas, o consumidor será recompensado com 150 tricoins, correspondentes a R$ 1,00.
O valor será creditado na conta de luz ou doado para as instituições/ONGs cadastradas no programa.
Para participar, é necessário que cada usuário crie uma conta Triciclo, que pode ser gerada através do site cliente.triciclo.eco.br ou pelo aplicativo Triciclo (disponível para IOS e Android nas lojas App Store e Google Play).
Cada cliente pode descartar até 25 embalagens por dia para converter os tricoins em desconto na conta de energia. Caso haja um descarte superior a esse número, o material será recolhido e reciclado, mas não será contabilizado na pontuação de tricoins.
SOBRE O PROJETO VALE LUZ
O Projeto Vale Luz da Neoenergia Pernambuco já recolheu, em 2023, 805 toneladas de materiais recicláveis em troca de R$ 489.739,35 em desconto nas faturas.
A iniciativa também conta com quatro pontos fixos de recolhimento e outros 26 itinerantes pela Região Metropolitana do Recife. Lá, além de latinha de alumínio, PET e tetrapak, os clientes ainda podem entregar outros tipos de materiais. Veja quais:
- Papel e papelão: jornais, revistas, cadernos e caixas.
- Plásticos: PET, catemba e sacolas
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, latas de produtos alimentícios, aerossol desodorante, alumínio grosso
- Ferro
- Vidro: embalagens de vidro, garrafas etc.
- Óleo vegetal: Óleo de soja, canola, girassol, gergelim, amendoim, milho, coco, algodão e mamona.
- Eletrônicos: CPU com placa mãe, televisores, monitores, celulares, impressoras e copiadora