Óleo de copaíba

Para que serve o óleo de copaíba? Conheça os benefícios e como usar

Tudo o que você precisa saber sobre óleo de copaíba

Imagem do autor
Cadastrado por

Robert Sarmento

Publicado em 15/12/2023 às 16:02
Notícia
X

Não é novidade que as pessoas encontram alternativas naturais para os cabelos e o óleo de copaíba vem sendo uma das opções mais procuradas atualmente na internet e em lojas especializadas.

Rico em propriedades benéficas para a saúde, o produto possui beta-cariofileno, componente com calmantes, anti-irritantes e protetoras. Por isso, é um ativo para tratar as peles oleosas e acneicas.

O óleo de copaíba é extraído do tronco da árvore, usado para fins medicinais nas indústrias cosmética e farmacêutica, tendo funções antibióticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes.

Para esclarecer dúvidas, o NE10 entrevistou a professora do curso de Estética da Uninassau Recife, Mariane Aires, que é especialista em fisioterapia dermato funcional e Massoterapeuta.

Para que serve o óleo de copaíba?

Segundo a especialista, o óleo de copaíba pode ser dividido nas seguintes funções:

  • Couro Cabeludo: com sua ação anti-inflamatória e antioxidante controlando a oleosidade além de diminuir o desconforto de quem sofre com coceira e caspa, por exemplo.

Óleos para cabelo: especialistas tiram essas e outras dúvidas

  • Fios do cabelo: forma uma camada protetora, evitando que agentes agressores externos (sol, poluição ou até agentes térmicos como chapinha ou secador) danifiquem.

Como saber usar o óleo de copaíba?

Mariane Aires explica que, se o óleo de copaíba for adicional ao óleo vegetal, com os cabelos limpos e secos, deve-se aplicar no couro cabeludo e/ou cabelos.

"Coloque a quantidade suficiente para atingir toda a área, massageando suavemente. Deixe agir por 15 minutos e lave normalmente", contou a profissional de estética.

O óleo de copaíba tem efeitos colaterais?

Se você fizer parte da lista baixo, mão é recomendado o uso de óleo de copaíba:

  • Gestantes;
  • lactantes;
  • crianças;
  • pessoas de pele extremamente sensíveis.

Isso porque não há estudos que aprovem a segurança de uso de pessoas nessas situações.

O excesso pode provocar reações alérgicas. Portanto, utilize dosagens baixas e que não seja todos os dias. No geral, é um produto que não possui tantos efeitos colaterais.

Esta matéria foi escrita após consulta a professora do curso de Estética da Uninassau Recife, Mariane Aires - especialista em fisioterapia dermato funcional e Massoterapeuta.

Tags

Autor