Saúde

Infecção alimentar: o que comer e beber para se recuperar? Em quais casos é necessário procurar ajuda médica? Clínico geral tira dúvidas

Boa hidratação é fundamental para cura da infecção alimentar; idosos merecem bastante atenção nesse assunto

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 22/12/2023 às 8:38 | Atualizado em 22/12/2023 às 8:55
Notícia
X

As festas de final de ano costumam ser celebradas em torno de grandes banquetes. Apesar do carinho com o qual as comidas são preparadas nessa época, alguns fatores fazem com que, não raras vezes, alguns convidados ou familiares reclamem de sintomas de infecção alimentar, pós as refeições festivas.

Como evitar a infecção alimentar? Como tratar? O que comer para se recuperar e quando é necessário procurar ajuda? Para tirar essas e outras dúvidas, conversamos com o médico Wagner Reis, Coordenador Médico do Ambulatório do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no Recife.

TV Jornal: Doutor, quais as causas mais comuns da infecção alimentar?

Dr. Wagner Reis: Uma infecção alimentar é decorrente secundário a um evento quando temos contato, (ingerimos) alimentos ou água contaminados por microrganismos que podem causar prejuízos à saúde humana, como bactérias, vírus e parasitas ou ainda quando contaminados com toxinas.

TV Jornal: Quais os sintomas de infecção alimentar?

Dr. Wagner Reis: Os sintomas de uma infecção alimentar podem incluir náuseas, vômitos, diarreia, febre, dores abdominais e, em casos mais graves, podem levar à desidratação e complicações sérias. Tais sintomas chamam a atenção quando experienciados pela pessoa idosa que podem ter uma maior repercussão frente à desidratação, por exemplo.

Divulgação

Médico Wagner Reis, clínico geral - Divulgação

Quando procurar um médico por causa da infecção alimentar?

TV Jornal: Em quais casos é necessário ir ao médico por causa da infecção alimentar? Devemos ir direto ao pronto-socorro?

Dr. Wagner Reis: Essa pergunta é muito importante, e destaco que é necessário procurar o médico:

  • Em caso de apresentar mais de 6 evacuações com corrimento em um intervalo de 24 horas;
  • Caso venha a apresentar sangue no vômito ou nas evacuações;
  • Febre que não cede após 24 horas de quadro clínico instalado;
  • Dores intensas na barriga;
  • Idade superior a 70 anos;
  • Sinais de maior desidratação, por exemplo: sentindo-se muito cansado, com muita sede; boca ou língua seca; Cãibras musculares; Tontura; Confusão mental; Urina muito amarelada ou sem vontade de urinar por mais de 5 horas.

TV Jornal: Quais dicas você pode dar sobre como se prevenir contra uma infecção alimentar? Quais cuidados devemos ter ao cozinhar comidas em casa?

Dr. Wagner Reis: Lavar bem as mãos após trocar fraldas, ir ao banheiro, assoar o nariz, tocar em animais ou levar o lixo para fora. Parece uma dica comum, mas, ainda deixamos muito a desejar nesse quesito. Prestar mais atenção à segurança alimentar. As dicas incluem: não beber leite não pasteurizado ou alimentos feitos com ele ou ainda mal conservados; Lavar bem as frutas e vegetais antes de comê-los; atenção ao cozimento de carne e frutos do mar até ficarem bem passados; cuidado na lavagem das mãos, facas e tábuas de corte depois de tocarem em alimentos crus.

TV Jornal: Como é o tratamento para infecção alimentar?

Dr. Wagner Reis: Repouso, atenção a hidratação (que em sua maioria acontece por via oral - bebendo líquidos), uso de sintomáticos de acordo com a necessidade (medicamentos para dor, náusea ou vômitos, por exemplo). Os antibióticos não são necessários na grande maioria dos casos de intoxicação alimentar e podem causar complicações adicionais se usados de forma inadequada. Só utilize antibiótico se for prescrito por um médico.

FREEPIK
Alimentação saudável - FREEPIK

TV Jornal: O que comer durante um episódio de infecção alimentar?

Dr. Wagner Reis: Não existe nenhum alimento ou grupo de alimentos específico que seja melhor quando você está com diarreia. No entanto, uma nutrição adequada é bem importante durante um episódio de diarreia aguda. Destaca-se que alimentos como amidos e cereais cozidos (por exemplo, batatas, macarrão, arroz, trigo e aveia) podem ser utilizados quando houver diarreia aquosa; biscoitos, bananas, sopa e vegetais cozidos também podem ser consumidos. Beber líquidos é fundamental para prevenir a desidratação causada pela perda de fluidos quando enfrentado um quadro de intoxicação alimentar. Soluções de reidratação oral, água, caldos leves e chás de ervas sem cafeína podem ajudar a repor os líquidos perdidos.

Reportagem feita após entrevista com o médico Wagner Reis (CRM-PE 22.628). Ele é Clínico Geral e Coordenador Médico do Ambulatório do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no Recife.

Tags

Autor