NOVO ESTUDO

Genoma que atua contra câncer e AVC é identificado em sementes de chia por cientistas

Veja novas descobertas sobre os benefícios da semente de chia para a saúde

Meliah Batista

Publicado em 28/12/2023 às 10:25 | Atualizado em 28/12/2023 às 10:30

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, sequenciou o genoma da semente de chia, proporcionando o avanço da ciência sobre os benefícios da nutrição.

SEMENTE DE CHIA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS:

Em um artigo recentemente publicado na Frontiers in Plant Science, os pesquisadores identificaram genes da chia associados à melhoria da nutrição e ao tratamento de doenças.

Ao sequenciar o genoma da semente, obteve-se uma compreensão mais detalhada em nível molecular e do potencial de mineração de dados genéticos, com ênfase nas aplicações para a saúde humana.

Foram descobertas propriedades altamente buscadas para o desenvolvimento de medicamentos, que podem ser usados no tratamento de condições como câncer e hipertensão e até na redução do risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Câncer: tire dúvidas sobre a doença

ESTUDO DOS GENES DA CHIA QUE BENEFICIAM A SAÚDE HUMANA:

Os pesquisadores identificaram 29 genes relacionados à biossíntese de ácidos graxos poliinsaturados e 93 genes que contribuem para a propriedade gelificante das sementes de chia.

Além disso, descobriram 2.707 genes altamente expressos na semente, os quais provavelmente geram pequenos peptídeos bioativos derivados de proteínas.

Quando a proteína da chia é digerida no trato intestinal, esses pequenos biopeptídeos são liberados e absorvidos pelo corpo, possuindo propriedades potenciais que podem auxiliar no alívio de condições humanas, como diabetes tipo 2 e hipertensão.

Chá de caroço de abacate benefícios: é bom para diabetes?

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”