Genoma que atua contra câncer e AVC é identificado em sementes de chia por cientistas
Veja novas descobertas sobre os benefícios da semente de chia para a saúde

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, sequenciou o genoma da semente de chia, proporcionando o avanço da ciência sobre os benefícios da nutrição.
SEMENTE DE CHIA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS:
Em um artigo recentemente publicado na Frontiers in Plant Science, os pesquisadores identificaram genes da chia associados à melhoria da nutrição e ao tratamento de doenças.
Ao sequenciar o genoma da semente, obteve-se uma compreensão mais detalhada em nível molecular e do potencial de mineração de dados genéticos, com ênfase nas aplicações para a saúde humana.
Foram descobertas propriedades altamente buscadas para o desenvolvimento de medicamentos, que podem ser usados no tratamento de condições como câncer e hipertensão e até na redução do risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Câncer: tire dúvidas sobre a doença
ESTUDO DOS GENES DA CHIA QUE BENEFICIAM A SAÚDE HUMANA:
Os pesquisadores identificaram 29 genes relacionados à biossíntese de ácidos graxos poliinsaturados e 93 genes que contribuem para a propriedade gelificante das sementes de chia.
Além disso, descobriram 2.707 genes altamente expressos na semente, os quais provavelmente geram pequenos peptídeos bioativos derivados de proteínas.
Quando a proteína da chia é digerida no trato intestinal, esses pequenos biopeptídeos são liberados e absorvidos pelo corpo, possuindo propriedades potenciais que podem auxiliar no alívio de condições humanas, como diabetes tipo 2 e hipertensão.
Chá de caroço de abacate benefícios: é bom para diabetes?
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”