previsã

Fenômeno El Niño: Janeiro deve ser de chuva e de calor intenso

Janeiro marcará o pico do fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 01/01/2024 às 18:02
Notícia
X

O ano de 2023 encerrou como um dos períodos mais quentes registrados.

Durante esses doze meses, foram observados recordes de temperatura, períodos prolongados de seca e eventos climáticos adversos associados a chuvas intensas.

Agora, quais são as perspectivas para o mês de janeiro de 2024?

Conforme apontado pelos especialistas em clima, janeiro marcará o pico do fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico.

Isso indica uma expectativa de altas temperaturas e um aumento no volume de chuvas, possivelmente resultando em um verão mais escaldante do que o observado em 2023.

Este mês promete um calor intenso, com temperaturas excedendo a média habitual. Destaques para regiões como Mato Grosso do Sul, Acre, Amazonas, Rondônia, parte central do Pará e leste do Mato Grosso.

Além disso, espera-se que Espírito Santo, Bahia e sul do Piauí também experienciem temperaturas acima da média.

As chuvas típicas do verão deverão abranger parte do país, exceto pelo Norte e Nordeste, onde a seca tende a se agravar. A escassez de chuvas pode ser mais severa nos estados do Amazonas e Pará.

No Sul, as chuvas persistentes que têm afetado a região devem continuar, porém de maneira mais localizada, concentrando-se em alguns estados específicos.

Região Centro-Oeste

Chuvas: Ao longo do mês, prevê-se chuvas intensas em Goiás e no Distrito Federal.

Por outro lado, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a expectativa é de precipitações abaixo da média.

Seca

Isso levanta preocupações para o Pantanal, onde a seca pode ser mais acentuada. Em 2023, a seca contribuiu para uma temporada de incêndios devastadora na região, resultando em uma área queimada equivalente a quase oito vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro.

Temperatura

As temperaturas permanecerão elevadas e acima da média em todos os estados da região. Em Cuiabá, a média máxima para o mês é de 32ºC, porém os termômetros podem chegar a marcar 34ºC. Já em Campo Grande, a média é de 30ºC, mas este ano pode atingir 32ºC.

Tags

Autor