Meio Ambiente

Peixes mortos aparecem às margens de lagoa onde mina da Braskem rompeu em Maceió

Amostra de água foi colhida para análise

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 02/01/2024 às 19:43
Notícia
X

Milhares de peixes mortos apareceram às margens da lagoa Mundaú, onde a mina da Braskem rompeu em Maceió, entre sábado (30) e essa segunda-feira (1º).

Um vídeo publicado nas redes sociais mostrava muitos peixes sem vida no local. Uma amostra da água da lagoa foi colhida pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, que vai investigar a causa da morte dos peixes.

A Braskem informou à coluna de Carlos Madeiro, no UOL, que "não faz lançamento de qualquer efluente na lagoa."

"O trabalho realizado pela Braskem na região está relacionado com o fechamento dos poços para extração de sal e todas as atividades são devidamente licenciadas e fiscalizadas", completou a empresa.

A extração de sal-gema em Maceió causou o afundamento do solo em diversas partes da cidade e a remoção de 60 mil pessoas.

Segundo a Braskem, os resultados do monitoramento da água na lagoa produzidos até o momento "não indicam alteração no padrão típico de qualidade".

Além disso, a empresa menciona o estudo de IMA e da Universidade Federal de Alagoas, que disse que "a situação é antiga e não está relacionada à acomodação do solo na região da cavidade 18".

O IMA disse ao UOL que recebeu a denúncia das mortes de peixes na lagoa por meio de um vídeo enviado a um canal de denúncias.

Técnicos do laboratório do instituto estão recolhendo água em vários trechos da lagoa desde o último domingo (31). Agora, as amostras deverão seguir para análise laboratorial.

Veja o vídeo:

*Com informações do portal UOL

Tags

Autor