É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Que o brasileiro ama uma trend na rede social, todo mundo já sabe. E quando envolve o mundo geek, gamer e de animação, por exemplo, a imaginação vai ao infinito e além.
Depois do sucesso dos personagens da Disney Pixar, criadas por inteligência artificial (IA), que viralizou em outubro de 2023, a nova trend do momento são as criações virtuais do Funko Pop.
Os bonecos Funk Pop têm a cabeça mais avantajada em relação ao corpo feitos em vinyl, que fazem sucesso entre os aficionados por games, filmes, séries, sendo item especial para colecionador.
Repórteres Funk Pop
Até os repórteres da TV Jornal viraram bonecos Funko Pop. A chefe de reportagem da TV Jornal, Jéssica Machado, carinhosamente criou as versões virtuais dos bonecos e eles amaram!
Na hora de criar as versões na plataforma ela caprichou nos detalhes deixando os bonecos idênticos aos repórteres do mundo real.
O prefeito João Campos entrou na trend
O prefeito do Recife, João Campos, também ganhou uma versão do boneco Funko Pop. No Instagram, ele compartilhou o boneco de outras personalidades pernambucanas como Gil do Vigor, João Gomes, Priscilla Sena, Reginaldo Rossi, dentre outros.
Na legenda João diz, "Pessoal, no fim de ano acabei virando até bonequinho Funko ao lado de um monte de gente conhecida aqui de Pernambuco. E aí, se saísse mesmo, quem ia pegar pra coleção?"
Como criar o seu Funk Pop?
Qualquer pessoa consegue criar o seu próprio Funko Pop personalizado de maneira gratuita utilizando o Microsoft Designer. Esta ferramenta emprega o sistema de inteligência artificial (IA) do Dall-E 3.0 para conceber personagens com base nos comandos fornecidos pelo usuário.
Para usufruir dessa funcionalidade no PC ou no navegador do celular, clique aqui e faça o login com uma conta Microsoft ou clique em realizar o cadastro.
Apesar da plataforma reconhecer alguns comandos em português, é recomendado é utilizar o idioma inglês para fornecer os prompts. Você pode utilizar o Google Tradutor ou ChatGPT.
Importante ressaltar que, embora os usuários tenham liberdade para criar diversas versões dos "bonecos cabeçudos", o software impede a produção de figuras que incorporem a imagem de pessoas ou entidades famosas, em conformidade com as normas de direitos autorais.
Comunicadora digital, com anos de expertise em Marketing, Produção de Conteúdo e Audiovisual. Jornalista formada pela UNICAP, técnica em Rádio e TV pela UNINASSAU e Produção Audiovisual pelo Canal Futura. Tem experiência como social media, produtora, repórter, apresentadora, marketing e comunicação corporativa, em emissoras de televisão, startup financeira e empresas de educação e energia. Atualmente, repórter e produtora de conteúdo no JC360.