CNH

CNH POPULAR 2024: descubra se você tem direito e como se inscrever para obter a CNH Social

Veja quais os requisitos para obter a CNH Popular e como se inscrever para participar do programa da CNH Social

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 03/01/2024 às 11:14 | Atualizado em 03/01/2024 às 11:17
Notícia
X

A CNH Popular é uma iniciativa do governo que visa encorajar cidadãos de baixa renda a adquirirem a carteira de motorista de forma gratuita.

O programa proporciona a obtenção da primeira habilitação sem qualquer custo, permitindo que o beneficiário escolha entre as categorias A (moto) ou B (carro).

QUEM TEM DIREITO À CNH POPULAR?

Para participar do programa da CNH Popular, é necessário atender aos seguintes critérios: idade acima de 18 anos; possuir habilidades de leitura e escrita; ter renda familiar de até dois salários-mínimos; estar desempregado por mais de um ano ou ser ex-presidiário com renda mensal de até dois salários-mínimos.

Além disso, é necessário não ter histórico de habilitação anterior; utilizar benefícios sociais como Bolsa Família ou Chapéu de Palha (Pernambuco); ser aluno da rede pública com bom desempenho acadêmico e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).

ESTADOS QUE POSSUEM PROGRAMA DE CNH POPULAR:

Essa iniciativa está disponível somente em alguns estados brasileiros, como: Acre, Alagoas (especificamente Maceió), Amapá, Amazonas (com o programa CNH Social Manaus) e a Bahia (com o CNH Social Bahia).

O Ceará também oferece o programa, assim como Distrito Federal (por meio do Habilitação Social ou CNH Social DF), Espírito Santo (por meio do CNH Social ES), Goiás (por meio do CNH Social GO).

Além desses, existe opções para obeter CNH Popular no Maranhão, Mato Grosso do Sul (por meio do CNH Social MS), Pará (com o CNH Pai D’égua), Paraíba, Pernambuco (com o CNH Social PE), Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima (por meio do CNH Cidadã) e Sergipe.

COMO SE INSCREVER NO CNH SOCIAL?

Para se inscrever na CNH Social, você precisa acessar o site do Detran da sua cidade ou estado. Busque por opções como CNH Social, CNH Popular ou CNH Gratuita.

Certifique-se de que as inscrições estão abertas e preencha todos os dados solicitados para obter sua CNH gratuita. Não há taxas de inscrição associadas.

Os documentos necessários para o CNH Popular incluem CPF e RG, Cadastro Único ativo e atualizado, e comprovante de endereço.

CNH: DETRAN prorroga data e candidatos terão MAIS TEMPO para tirar primeira HABILITAÇÃO

Tags

Autor