BENEFÍCIO SOCIAL

Bolsa Família 2024: Governo divulga novas regras para o pagamento; confira

Ministério divulgou nova portaria com definições para o Bolsa Família

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernanda Cysneiros

Publicado em 04/01/2024 às 7:24 | Atualizado em 04/01/2024 às 10:18
Notícia
X

No dia 29 de dezembro, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome publicou uma nova portaria para estabelecer como irá ocorrer os pagamentos do Bolsa Família.

Vale ressaltar que a primeira remessa do Bolsa Família 2024 será disponibilizada neste mês de janeiro, a partir do dia 18.

A seguir, entenda as mudanças e definições do benefício social.

BOLSA FAMÍLIA 2024

A Portaria nº 954, publicada pelo Ministério, substitui o antigo texto sobre o programa de transferência de renda federal.

No documento, são estabelecidos os procedimentos para a administração do canais, contas e cartões de pagamento do Bolsa Família.

A população que reside em territórios indígenas, quilombolas ou em áreas de ribeirinhas, teve o prazo alterado para sacar as parcelas, que passou de 120 para 180 dias.

Além disso, devem ser feitos de maneira gratuita: a abertura e manutenção das contas na Caixa Econômica Federal, o fornecimento de cartão, consultas de saldo e extratos, créditos e saques.

A medida evita a tarifação das operações e, consequentemente, o endividamento dos beneficiários.

PAGAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA 2024

Outra inovação trazida pela Portaria é a inclusão da conta poupança como opção de pagamento.

A modalidade é acrescentada às contas de poupança social digital, poupança digital, poupança simplificada e contábil.

Já o cartão do Bolsa Família pode ser de três modalidades:

  • Cartão social do Bolsa Família ou de outros programas;
  • Cartão social pactuado do Bolsa Família;
  • Cartão bancário do Bolsa Família ou da Caixa.

>>> BOLSA FAMÍLIA: NOVA REGRA PODE REDUZIR VALOR DO BENEFÍCIO! ENTENDA

SAQUE DO BOLSA FAMÍLIA

Os canais de pagamentos autorizados para o saque do benefício são as agências lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento.

O saque pode ser feito sem cartão e sem uso de documentos (para beneficiários que os tenham perdido), com o uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pelo governo do município.

Nesses casos, os prazos de atualização do cadastro - no CadÚnico - também podem ser prorrogados.

BOLSA FAMÍLIA ANTECIPADO

Em casos de situação de emergência ou de calamidade pública reconhecida pelo Governo Federal, o Ministério pode realizar a antecipação do Bolsa Família para a primeira data do calendário.

Isso significa que todos os beneficiários recebem a parcela junto com os que possuem o NIS - Numéro de Identificação Social - final 1.

CALENDÁRIO BOLSA FAMÍLIA 2024

A portaria relembra as regras já existentes do Calendário do Bolsa Família: o pagamento é feito a partir dos últimos dez dias úteis do mês, seguindo o final do NIS dos beneficiários.

E acrescenta: "O pagamento será antecipado no mês de dezembro, devendo ocorrer nos últimos dez dias úteis antes do dia 24".

"Em caso de necessidade, o calendário de pagamento poderá ser ajustado pela SENARC - Secretaria Nacional de Renda de Cidadania", finaliza.

Para conferir a portaria na íntegra, clique aqui.

 

Tags

Autor