CNH

Quantos pontos fazem um motorista perder a CNH? Veja o que diz o Código de Trânsito Brasileiro

Condutor que teve a CNH suspensa ates da Lei dos 40 pontos pode não ter a perda do documento

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 04/01/2024 às 9:27 | Atualizado em 04/01/2024 às 10:22
Notícia
X

Nos últimos dois anos, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por diversas alterações, resultando na atualização na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como a regra dos 20 pontos.

ATUALIZAÇÃO DA REGRA DE 40 PONTOS NA CNH:

Diante disso, agora a regra para suspensão da CNH possui um limite de 40 pontos, ao invés dos anteriores 20, durante um período de 12 meses.

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados está propondo uma medida que poderá beneficiar motoristas que tiveram a CNH suspensa antes da entrada em vigor da nova lei.

Um projeto foi aprovado pela Comissão, garantindo aos motoristas que estão em processo de suspensão da CNH devido à acumulação de mais de 20 pontos o direito de revisão da penalidade.

Essa proposta, na prática, favorece condutores que ainda estão passando pelo processo de suspensão e que acumularam entre 20 e 40 pontos na CNH antes da implementação da nova legislação.

CONDIÇÃO PRA OBTER ESSE DIREITO: VEJA REQUISITO EMFAVOR DA CNH

Para se qualificar a esse direito e retirar a suspensão da CNH, há uma condição: o motorista não deve ter cometido nenhuma infração gravíssima.

O relator, deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), argumenta que, caso o processo administrativo ainda não tenha sido concluído, a medida deve ser aplicada.

No entanto, se o motorista já estiver com a CNH suspensa, ele não terá o direito de recorrer.

CNH: DETRAN prorroga data e candidatos terão MAIS TEMPO para tirar primeira HABILITAÇÃO

Tags

Autor