Saúde

Cientistas desenvolvem "insulina inteligente" que regula nível de glicose por uma semana com uma única injeção

Nova descoberta pode ajudar quem tem diabetes

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 04/01/2024 às 17:17 | Atualizado em 04/01/2024 às 17:19
Notícia
X

Um tipo de insulina "inteligente" que regula os níveis de glicose por até uma semana depois de uma única injeção foi desenvolvida por cientistas da Universidade de Zhejiang, em parceria com pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill.

Segundo o estudo, que foi publicado na revista Nature Biomedical Engineering, os testes foram feito em camundongos e miniporcos.

Muitos pessoas que têm diabetes precisam injetar a insulina mais de uma vez por dia, o que pode causar dor e desconforto. Com a nova descoberta, a insulina "inteligente" reage com agentes do organismo e permite o controle de glicose no sangue por um período de tempo mais longo.

Os pesquisadores desenvolveram a nova insulina introduzindo ácido glicônico, que forma um complexo ao interagir com substâncias químicas no sangue.

Essa estratégia envolve a retenção da insulina dentro de um polímero natural, desencadeando alterações na sinalização.

A insulina modificada foi testada em três miniporcos e cinco camundongos, todos geneticamente modificados para desenvolver diabetes. Entre os miniporcos, dois receberam doses elevadas, enquanto o terceiro recebeu uma dose mais baixa.

Os pesquisadores observaram que o miniporco que recebeu a dose mais baixa apresentou uma regulação mais estável da glicose em comparação com os outros e até em comparação com os miniporcos.

A equipe pretende continuar os testes da insulina em animais e, se os resultados continuarem positivos, avançarão para testes em humanos.

*Com informações do jornal O Sul

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor