Artista venezuelana encontrada morta foi estuprada e queimada viva, diz Polícia
Julieta foi encontrada com os pés e as mãos amarrados
A artista venezuelana Julieta Ines Hernandez Martinez, de 38 anos, foi encontrada morta em estado de decomposição, no interior do Amazonas, na última sexta-feira (5).
Julieta era cicloviajante e havia desaparecido no dia 23 de dezembro de 2023. Ela vivia no Brasil há cerca de 8 anos e atravessa diversos Estados de bicicleta para se apresentar como artista de circo.
Nesta última viagem, a artista ia ao encontro da mãe.
No sábado (6), o corpo encontrado foi identificado pelo Departamento de Polícia Técnico-Cientifica (DPTC), por meio do procedimento de necropapiloscopia.
Um casal formado por um homem - Thiago - e uma mulher - Deliomada - foi preso por suspeita de envolvimento no crime.
Eles contaram versões distintas à Polícia, mas confessaram o assassinato posteriormente.
ARTISTA VENEZUELANA ENCONTRADA MORTA
De acordo com a Polícia Civil do Amazonas, a venezuelana foi estuprada antes de ser morta e teve o corpo queimado.
Julieta estava hospedada na pousada do casal e dormia em uma rede na varanda.
Questionados pela polícia sobre a presença de Julieta, os donos da propriedade caíram em contradição e confessaram o crime, levando os agentes até o corpo da venezuelana.
Ambos foram presos em flagrante por ocultação de cadáver. Os cinco filhos pequenos do casal foram entregues aos cuidados dos avós.
O delegado responsável pelo caso, Valdnei Silva - da 37ª Delegacia Interativa de Polícia de Presidente Figueiredo (AM) - afirmou que o inquérito também apura estupro e homicídio duplamente qualificado, por meio cruel e motivo torpe.
ENTENDA O CASO
Thiago Angles da Silva, 32 anos, teria cogitado inicialmente roubar o celular de Julieta. De acordo com Valdinei, ele teria passado os três dias anteriores fumando crack.
Ele foi então em direção à venezuelana com uma faca na mão, por volta das 1h da madrugada do dia 24 de dezembro.
Segundo a polícia, ele aplicou um golpe na viajante, que era a única hóspede naquela noite.
Depois, o casal arrastou Julieta para a cozinha. Foi quando Thiago teria usado uma faca para obrigar a artista a fazer sexo oral nele.
Com ciúmes, Deliomara dos Anjos Santos - de 29 anos - atirou álcool na artista e no namorado. Thiago partiu para socorrer Julieta, mas aplicou outro golpe na artista momentos depois.
A artista desmaiou e ficou com Deliomara no chão da cozinha. Enquanto isso, Thiago foi buscar ajuda no hospital de Presidente Figueiredo, pois teve o tronco e a cabeça queimados.
DELIOMARA ENTERRA JULIETA
A artista foi arrastada por cerca de 15 metros e enterrada por Deliomara em uma cova rasa.
Quando encontrada, Julieta estava com os pés e as mãos amarrados.
O delegado aguarda a perícia para saber o momento da morte - que pode ter ocorrido com o segundo golpe de Thiago ou por asfixia na cova.
Depois da volta do hospital - a internação durou alguns dias - Thiago foi aceito pela namorada. Ele tinha passagem na polícia por tráfico de drogas. Deliomara nega o uso de entorpecentes.
O delegado pediu as prisões preventivas e aguarda a resposta da Justiça.