Como tirar nova carteira de identidade? Veja o passo a passo e quais as mudanças oferecidas
Saiba como tirar nova carteira de identidade e seus benefícios
A Carteira de Identidade Nacional. atualizada em 2022. utiliza o CPF como registro geral para todo o país, possui QR Code, versão física e digital, entre outras novidades. Saiba como tirar nova carteira de identidade:
MUDANÇAS NA NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE:
A criação da nova Identidade visa a unificação em todo o território nacional, evitando confusões e fraudes, seguindo padrões internacionais.
Além das informações tradicionais de identificação, a versão atualizada do documento pode incluir dados adicionais, como o número do título de eleitor, carteira de trabalho e matrícula da certidão de nascimento.
Informações como tipo sanguíneo e status de doador de órgãos, juntamente com outras condições de saúde, também podem ser incorporadas.
A nova carteira de identidade é emitida em formato físico, em papel ou plástico, e disponibilizado digitalmente por meio do aplicativo Gov.br (na seção "Carteira de documentos").
A versão digital, contudo, só fica acessível após a emissão do documento físico.
COMO FAZER A NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL?
A obtenção da nova Carteira de Identidade Nacional pode ser realizada nos mesmos locais da versão anterior, nos órgãos competentes de cada estado.
Para solicitar o RG unificado na nova carteira de identidade, é necessário que o cidadão compareça ao órgão portando os seguintes documentos obrigatórios:
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Para divorciados, é necessário apresentar a certidão de casamento com a averbação de divórcio;
- Para viúvos, faz-se necessário a apresentação da certidão de casamento com a averbação de óbito ou a certidão de casamento junto com a certidão de óbito.
- Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável ao comparecer, podendo ser pais, avós, tios de 1º grau, irmãos maiores de 18 anos ou o responsável legal, desde que este último apresente um documento que comprove a tutela.
Após a apresentação e verificação dos documentos, o órgão emissor validará o cadastro no Gov.br e informará o prazo para retirada da versão física do documento.
Após a retirada, o cidadão poderá acessar a versão digital da nova carteira de identidade por meio do aplicativo Gov.br, na seção "Carteira de documentos".