CARTEIRA DE IDENTIDADE

Como tirar nova carteira de identidade? Veja o passo a passo e quais as mudanças oferecidas

Saiba como tirar nova carteira de identidade e seus benefícios

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 09/01/2024 às 10:45
Notícia
X

A Carteira de Identidade Nacional. atualizada em 2022. utiliza o CPF como registro geral para todo o país, possui QR Code, versão física e digital, entre outras novidades. Saiba como tirar nova carteira de identidade:

MUDANÇAS NA NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE:

A criação da nova Identidade visa a unificação em todo o território nacional, evitando confusões e fraudes, seguindo padrões internacionais.

Além das informações tradicionais de identificação, a versão atualizada do documento pode incluir dados adicionais, como o número do título de eleitor, carteira de trabalho e matrícula da certidão de nascimento.

Informações como tipo sanguíneo e status de doador de órgãos, juntamente com outras condições de saúde, também podem ser incorporadas.

A nova carteira de identidade é emitida em formato físico, em papel ou plástico, e disponibilizado digitalmente por meio do aplicativo Gov.br (na seção "Carteira de documentos").

A versão digital, contudo, só fica acessível após a emissão do documento físico.

COMO FAZER A NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL?

A obtenção da nova Carteira de Identidade Nacional pode ser realizada nos mesmos locais da versão anterior, nos órgãos competentes de cada estado.

Para solicitar o RG unificado na nova carteira de identidade, é necessário que o cidadão compareça ao órgão portando os seguintes documentos obrigatórios:

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Para divorciados, é necessário apresentar a certidão de casamento com a averbação de divórcio;
  • Para viúvos, faz-se necessário a apresentação da certidão de casamento com a averbação de óbito ou a certidão de casamento junto com a certidão de óbito.
  • Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável ao comparecer, podendo ser pais, avós, tios de 1º grau, irmãos maiores de 18 anos ou o responsável legal, desde que este último apresente um documento que comprove a tutela.

Após a apresentação e verificação dos documentos, o órgão emissor validará o cadastro no Gov.br e informará o prazo para retirada da versão física do documento.

Após a retirada, o cidadão poderá acessar a versão digital da nova carteira de identidade por meio do aplicativo Gov.br, na seção "Carteira de documentos".

MINISTÉRIO DO GOVERNO ALTERA MEDIDAS DO NOVO RG: Saiba quais foram as MUDANÇAS

Tags

Autor